NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Dia D da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite acontece neste sábado

O Dia da Campanha Nacional da Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo acontece neste sábado (18), em 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Curitiba. Os locais estarão abertos das 8h às 17h, exclusivamente em função desta ação, que é voltada às crianças de 12 meses a menos de cinco anos de idade, incluindo as que foram imunizadas anteriormente.
A campanha, que começou no dia 6 de agosto, acontece até o dia 31 em todo o país. Em Curitiba, além da programação especial para o Dia D, as vacinas estão disponíveis de segunda à sexta-feira, em horário comercial, em 110 unidades de saúde. É preciso apresentar um documento de identificação e é recomendável levar a carteira de vacinação.

Estratégia

O objetivo da campanha na cidade é manter a cobertura alta das vacinas e minimizar o risco de reintrodução das doenças. A meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde é de 95% de cobertura, sendo que em Curitiba a cobertura da vacina tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) é de 95,8% e contra a poliomielite de 92,9%.

Doses para os adultos

Os adultos que não foram vacinados na infância contra a doença podem procurar os postos de saúde para se imunizar, de segunda a sexta-feira, no horário comercial. No caso do sarampo, a recomendação é que as pessoas com até 29 anos de idade tenham na carteira de vacinação o registro de duas doses da vacina tríplice viral durante a vida. Já quem tem entre 30 e 49 anos deve ter, ao menos, uma dose da vacina tríplice viral durante a vida.
Se a pessoa não tiver tomado as doses recomendadas, ou não souber, a orientação é procurar uma unidade de saúde durante a semana.
Informações Prefeitura de Curitiba com foto:(Foto: Cesar Brustolin/SMCS) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário