NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

sábado, 25 de abril de 2015

Policia Civil procopense realiza prisão

Polícia Civil realiza a prisão de quatro indivíduos acusados de homicídio

A equipe de Policiais Civis de Cornélio Procópio na manhã de sexta-feira, dia 24, prendeu dois rapazes acusados de envolvimento no homicídio de Cristiano Ruzza Silvério de 24 anos em fevereiro de 2014.Segundo informações os acusados são conhecidos no meio policial: Renato Fernandes de 22 anos e Bruno Henrique de 19 anos. Um dos envolvidos teria saído a um mês do sistema prisional onde foi detido por posse de munições em sua casa. Os mesmos foram encaminhados para as providências necessárias.
Fonte: Portal Cornélio Notícias

Câmara Municipal de Cornélio Procópio visualizando futuro

Legislativo cria Fundo Especial para construir ou adquirir nova sede 

Os vereadores da Câmara Municipal de Cornélio Procópio aprovaram recentemente a criação de um Fundo Especial para assegurar recursos para aquisição ou construção de prédio para a sede do Poder Legislativo. O valor arrecadado também prevê o futuro reaparelhamento mobiliário necessário ao seu funcionamento. 

O Fundo deverá ser constituído de recursos provenientes das economias resultantes dos repasses constitucionais recebidos do Poder Executivo, além de receitas decorrentes de aplicações financeiras, e de outras doações efetuadas com esta finalidade específica. 

A atual sede da Câmara funciona em um prédio central cedido há vários anos pela Prefeitura Municipal, onde também fica o Centro Cultural. O local encontra-se totalmente deficiente para o exercício das atividades legislativas, inclusive com sérios problemas de ordem estrutural e funcional, verificados nas inspeções realizadas pelo Corpo de Bombeiros. 

Como o edifício foi construído antes da instituição da Lei da Acessibilidade, aprovada em 2000 pelo Governo Federal, a qual estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, é preciso que a Câmara se adeque a tais necessidades. 

“Nós estamos na iminência de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC com o Ministério Público a respeito do prédio da Câmara de Vereadores, com relação à parte de acessibilidade e com relação a alguns itens que ainda faltam nesta Casa. Já fizemos alguns reparos e adequações para que pudéssemos agora firmar este TAC com o Ministério Público”, relata a presidente da Câmara Municipal, Angélica Olchaneski. 

Então, faz-se necessário que o Poder Legislativo de Cornélio Procópio possua uma sede própria, com instalações modernas, para que vereadores e servidores, no exercício de suas funções, possam ter condições estruturais para desenvolver atividades com a eficiência que se espera. 

De acordo com Angélica, existe ainda a possibilidade de a Câmara tomar uma medida paliativa, como a locação de outro prédio para que a sede da instituição possa ser estabelecida temporariamente em um local mais apropriado e acessível. “A gente sabe que não fica barato uma reforma ou uma construção. Então, precisamos estar preparados. Só que obviamente a gente tem que se adequar neste primeiro momento. Então, uma das alternativas seria a locação de outro espaço para que a Câmara pudesse se instalar. Mas, isso tudo a gente ainda vai discutir”, conclui ela.
Assessoria CMCP 

PSTC é líder do campeonato

PSTC após ter vencido o Paranavaí assume a liderança do Campeonato

Na luta pela liderança o PSTC Procopense levou a melhor vencendo por 1 x 0  o ACP na tarde deste domingo, 21, jogando no Estádio Valdemir Wagner, em Paranavaí, no noroeste do Estado. O gol foi anotado por Rafael cobrando pênalti aos 32 minutos do primeiro tempo. Na etapa complementar, foi só pressão do time da casa em busca do empate. Aos 42 minutos, Jeferson do Paranavaí simulou pênalti e foi expulso. A renda foi de R$ 10.690,00 com 943 pagantes e públicos total de 1255 torcedores.
A vitória foi importante para o PSTC que assume a liderança do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso com 17 pontos (5 vitórias e 2 empates) e permanece invicto na competição.  

Paranaense pode ser executado a qualquer momento

Indonésia notifica brasileiro de execução

 Família do paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas, foi informada oficialmente neste sábado de que ele será executado. A data das execuções, que são por fuzilamento, não foi anunciada. A lei indonésia prevê que os presos sejam informados com 72 horas de antecedência, o que foi feito neste sábado, disse à BBC Brasil Ricky Gunawan, advogado de Gularte. Assim, as penas poderão ser cumpridas a partir da tarde de terça-feira (horário local). Gularte, de 42 anos, foi preso em julho de 2004 após tentar entrar na Indonésia com 6kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005. A família tentava convencer autoridades a reverter a pena após Gularte ter sido diagnosticado com esquizofrenia. Uma equipe médica reavaliou o brasileiro na prisão em março à pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado. Ele poderá ser o segundo brasileiro a ser executado na Indonésia. Em janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado após ser condenado à morte por tráfico de drogas. Autoridades não divulgaram quais presos deverão ser executados. Dez condenados estão no corredor da morte, incluindo cidadãos de Austrália, França e Nigéria. Apenas um é indonésio. Representantes das embaixadas que representam os estrangeiros foram informados das execuções em reunião com autoridades da Procuradoria Geral em Cilacap, a 400 km de Jacarta, neste sábado. A cidade fica próxima à prisão de Nusakambangan, onde os condenados estão presos e as sentenças deverão ser cumpridas.

Último recurso: Diplomatas brasileiros em Cilacap se encontrariam com Gularte na prisão ainda neste sábado para informá-lo da execução. O advogado de Gularte disse que entrará com recurso na segunda-feira para tentar reverter a decisão. "Condenamos fortemente esta decisão. Isto prova que o sistema legal indonésio não protege os direitos humanos. O fato de que um prisioneiro com uma doença mental possa ser executado é mais do que um absurdo", disse. A mãe de Gularte, Clarisse, está no Brasil e não está claro se viajará à Indonésia, disse o advogado. Leia mais: Cilacap, a cidade indonésia onde a morte é o principal assunto Leia mais: Traficante indonésia cumpre pena de 6 anos em SP Leia mais: Quanto pode custar ao Brasil a tensão com a Indonésia? O presidente indonésio, Joko Widodo, que assumiu em 2014, negou clemência a condenados por tráfico, dizendo o país estão em situação de "emergência" devido às drogas. Em janeiro, seis presos foram executados, inclusive Marco Archer Cardoso Moreira. Brasil e Noruega convocaram seus embaixadores na Indonésia em protesto e, em fevereiro, a presidente Dilma Rousseff recusou temporariamente as credenciais do novo representante indonésio no Brasil em meio ao impasse com Jacarta diante da iminente execução de Gularte. O encarregado de negócios da Indonésia no Brasil foi convocado pelo Itamaraty na sexta-feira para discutir a questão diante da iminência do fuzilamento do brasileiro. Austrália e França alertaram que as relações com o país poderiam ser afetadas se seus cidadãos fossem executados. Grupos de direitos humanos também têm pressionado a Indonésia para cancelar a aplicação das penas. Mais de 130 presos estão no corredor da morte, 57 por tráfico de drogas, segundo a agência Associated Press.