NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Corinthians bate Fluminense por 3X0 e está na final.

Renato Augusto dissera que no “jogo de xadrez” entre Corinthians e Fluminense nesta quinta-feira, na Neo Química Arena, ganharia quem errasse menos. O veterano meio-campista acertou em sua previsão e foi decisivo para o time alvinegro, mais eficiente, ir à final da Copa do Brasil. Ele marcou o primeiro gol da vitória por 3 a 0, selada com outros dois nos minutos finais, um de Giuliano e outro contra do ex-palmeirense Felipe Melo.

O Corinthians vai enfrentar o Flamengo na final, decidida em dois jogos em outubro, um na Neo Química Arena e o outro no Maracanã. Campeã em 1995, 2002 e 2009, a equipe de Vítor Pereira busca o tetra da Copa do Brasil, bem como o oponente rubro-negro. Os dois se encontraram no mata-mata da Libertadores meses atrás e o Flamengo levou a melhor naquela oportunidade.


Estadão conteudo



Penalidades mais rígidas para agressores de animais já estão em vigor no Paraná

A Lei Estadual 21.226/2022, que promove alterações no Código Estadual de Proteção aos Animais, foi sancionada no último dia 06 de setembro. 

Penalidades mais rígidas para agressores de animais já estão em vigor em todo o estado. Isso porque foi sancionada no último dia 6 de setembro a Lei Estadual 21.226/2022, que prevê a ampliação de punições para quem cometer crimes de maus-tratos contra animais domésticos e silvestres. Debatida, votada e aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná, a nova legislação altera o artigo 28 da Lei Estadual nº 14.037, de 20 de março de 2003, que instituiu o Código Estadual de Proteção aos Animais. 

De acordo com a alteração, oriunda do projeto de lei 11/2022, além da multa, em valor a ser estabelecido pelo Poder Executivo, os agressores também serão responsabilizados pelo pagamento das despesas com transporte, hospedagem, alimentação, serviços veterinários e demais custos advindos do cuidado com o animal, e ainda a perda da guarda, posse ou propriedade do animal.

A justificativa da proposição destaca que o objetivo da nova legislação é atualizar as punições a serem aplicadas a quem descumprir o Código de Proteção aos Animais. “Os casos de maus tratos ocasionam danos físicos e psicológicos aos animais e o atendimento aos animais resgatados geram diversos custos, sejam eles despesas com transporte, hospedagem, alimentação, serviços veterinários, etc”, ressalta o texto. 

Tá no site. 


Meliantes agridem e assaltam vítima em Santa Mariana; um deixa cair documento no local do crime

Na noite de domingo (11) por volta das 22h, a equipe Polícia Militar foi acionada para comparecer ao hospital da cidade, onde um senhor estava recebendo atendimento após ter sido agredido e assaltado. Em seu relato, ele frisou que transitava pela Avenida Maria Moreira Reno, onde, foi abordado por três indivíduos que lhe agrediram e tomaram seu aparelho celular. 

A vítima também apresentou um documento pertencente a um dos assaltantes, este o deixou cair durante o roubo. Diante do exposto, a Força Policial segue em diligências a fim de localizar os autores do crime.

Com informações da Polícia Militar. 



O Município de Uraí recebe o programa CastraPet

Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. A meta do programa é que até final de 2022 a castração ocorra em 60% dos municípios paranaenses.

O Programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.

O município de Uraí, região metropolitana de Londrina, está com inscrições abertas para o programa de castração gratuita de cães e gatos com idade entre 4 meses e 8 anos. A castração será feita por meio do CastraPet, entre os dias 14 e 15 de setembro.

Segundo a prefeitura, os animais serão castrados gratuitamente. As vagas são distribuídas igualmente entre cães e gatos, machos e fêmeas. O CastraPet é direcionado a famílias tutoras com renda mensal de até três salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa, e que tenham feito registro no CadÚnico até julho de 2022. As inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, no local: na Praça Centra da cidade, das 8h às 11h30, ou das 13h30 às 16h. Para realizar o cadastro é necessário apresentar os seguintes documentos:

RG

CPF

comprovante de residência atualizado

cartão do Auxílio Brasil (se tiver)

estar no Cadastro Único.






TSE recebe prestação de contas dos candidatos às eleições

Os candidatos à Presidência da República e aos demais cargos em disputa nas eleições de outubro entregaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a prestação parcial de contas de campanha. O prazo estabelecido pela legislação terminou na terça-feira (13). 

A íntegra dos gastos feitos até o momento pelos candidatos está disponível na plataforma Divulgacand, mantida pelo TSE. Ao clicar no link dos candidatos, é possível acessar o extrato de receitas e despesas realizadas pelas campanhas até 8 de setembro.

Conforme levantamento do TSE, 24,9 mil candidatos em todo o país enviaram a prestação de contas à Justiça Eleitoral. O número equivale a 85,8% do total de 29 mil candidaturas às eleições de outubro.

De acordo com a Lei das Eleições, os candidatos têm que entregar os dados parciais sobre a movimentação financeira da campanha, que deve ser acompanhada pelos extratos das contas. A falta de apresentação pode levar à rejeição das contas. 

Agência Brasil / foto: TSE