NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Preservar meio ambiente e vida das abelhas

França proíbe cinco inseticidas para preservar meio ambiente e vida das abelhas

País endurece regras para uso dos chamados neonicotinoides. Regulamentação, mais severa que a da União Europeia, é criticada por fabricante dos agentes químicos e até por ambientalistas.

A França proíbe a partir do próximo sábado (1º), o uso, em espaços abertos, de cinco inseticidas considerados responsáveis pela morte de colônias de abelhas. Eles fazem parte da categoria dos chamados neonicotinoides, derivados da nicotina.
Com a medida, o país implementa uma regulamentação mais severa do que a adotada atualmente pela União Europeia (UE).
Neonicotinoides estão entre os pesticidas mais utilizados no mundo. Eles são usados em videiras, árvores frutíferas e campos de plantação. No entanto, os agentes não matam apenas pulgões e outras pragas, mas afetam também as abelhas.
Os químicos enfraquecem o sistema imunológico das abelhas, perturbam sua orientação e comprometem sua fertilidade, apontam ambientalistas. Em doses mais altas, podem até matar as abelhas.
Há muitos anos, apicultores franceses perdem cerca de 30% de suas populações de abelhas no inverno. No último, a queda foi ainda maior.
Diante desse cenário, a França decidiu proibir cincos dos químicos controversos. Em 1º de setembro entra em vigor no país a Lei da Biodiversidade. Aprovada em 2016, a nova legislação coloca os químicos imidacloprid, clotianidina, tiametoxam, tiaclopride e acetamiprida na lista negra – os três primeiros também serão proibidos pela UE a partir de dezembro.
Diversos dos agentes proibidos são produzidos pela multinacional alemã Bayer. A empresa entrou com uma ação judicial em nível europeu contra restrições a seus negócios. A Bayer afirma que os argumentos dos críticos são "cientificamente infundados".
Ambientalistas também não estão completamente satisfeitos com a abordagem francesa, porque exceções podem ser concedidas para o uso dos produtos até 2020.
Além disso, os agentes controversos seguem permitidos em estufas e podem ser utilizados em sprays contra carrapatos para gatos. E foram aprovados novos pesticidas que podem ser igualmente prejudiciais.
"Expor crianças pequenas ou mulheres grávidas a esses produtos neurotóxicos não é uma boa notícia para o cérebro humano", disse François Veillerette, da associação ambiental Générations Futures (Gerações Futuras, em tradução livre).
No entanto, ele reconhece que não há evidências científicas da necessidade de uma proibição mais abrangente. Pesquisadores têm opiniões divergentes em relação à nova lei francesa.
"Qualquer inseticida pode matar abelhas", afirma Axel Decourtye, diretor científico do Instituto de Abelhas, em Paris.
Agricultores e jardineiros precisam encontrar alternativas aos agentes prejudiciais. Mas também devem agir contra outros inimigos das abelhas, como doenças ou parasitas, segundo o especialista. Para Decourtye, um remédio muito simples pode ajudar todas as abelhas: "Temos que voltar a plantar mais flores."

POLICIA MILITAR DO 3º PELOTÃO DE URAÍ REALIZA SONHO DE TRÊS CRIANÇAS CARENTES

A Polícia Militar do 3º Pelotão de Uraí, foi procurada no município (área de circunscrição do 18º BPM) por uma criança dizendo que tinha um sonho de ganhar uma bicicleta.
A partir disso os militares da unidade local ficaram sensibilizados e iniciaram uma Campanha a fim de que pudessem realizar o sonho da pequena criança.
Ocorreu que, através de um grupo de aplicativo whatsapp, intitulados "Amigos da Polícia" mais de uma pessoa também sensibilizou com a finalidade da campanha e se prontificou a fazer a doação de uma  bicicleta.
Assim a campanha que inicialmente realizaria o sonho de apenas uma criança no final acabou presenteando três.
A entrega aconteceu durante a semana em uma comunidade um pouco mais carente do município, onde os policiais foram recebidos com muito carinho e ale
gria. 


Roubaram o Lar dos Idosos de Uraí

Na manhã de segunda feira (19)  de novembro, compareceu na sede do terceiro Pelotão da Policia Militar de Uraí, o presidente do Lar Madre Cecilia de Amparo aos Idosos, e passou a informar que na noite do dia 16 para 17 de novembro, entraram nas dependências do Lar Madre Cecilia  e furtaram os seguintes produtos;  01 caixa de creme de rosto, 60 vidros de shampoo, 02 pacotes de sabonetes, 15 quilos de sabão em pó, 30 frascos desodorante e ainda foram até o veiculo VW/Kombi  danificaram a tampa do tanque e retiraram aproximadamente 30 litros de gasolina.
Informou ainda que a dois meses atrás entraram no recinto e furtaram gasolina na mesma Kombi.
Diante dos fatos o presidente do Lar foi orientado quanto aos procedimentos a serem tomados e registrou-se a presente ocorrência, onde será encaminhada para o setor de investigação da Policia Civil.

BR-369 Está em obras até o fim de dezembro

A rodovia BR-369 está em obras de manutenção de pavimentação entre o Ceasa (Central de Abastecimento do Paraná), no trecho urbano de Londrina, e o limite de Cambé/Rolândia. 

Segundo a concessionária Econorte, estas obras serão realizadas também no período noturno, e têm previsão de término para o final do mês de dezembro.


Os trechos em obras estarão sujeitos a interdições com meia pista e desvios pelas marginais, em alguns segmentos. 

A recomendação, para a segurança de todos, ao passarem por frentes de trabalho, os motoristas devem respeitar a sinalização e redobrar a atenção, reduzindo a velocidade e, quando parados na fila de espera, ligar o pisca-alerta. 

Outras informações pelo 0800-400-1551

Fonte: Bonde com Assessoria

Câmara Municipal em primeira discussão: Câmara aprova projeto que revoga o aumento do IPTU em Londrina

A Câmara de Vereadores de Londrina
 aprovou na sessão desta terça-feira (20) o projeto de iniciativa popular que revoga o aumento do IPTU, aprovado em setembro de 2017. A revogação foi aprovada em primeira discussão. Ou seja, a matéria precisa ser aprovada mais uma vez pelos vereadores antes de seguir para sanção ou veto do prefeito Marcelo Belinati (PP). 

O projeto de lei foi protocolado na Câmara pelo Movimento Abaixo IPTU e Movimento Popular Contra o IPTU Abusivo em março deste ano e recebeu o apoio de manifestantes nas galerias do Legislativo. O local teve acesso controlado e pessoas ficaram de fora por conta da capacidade limitada das galerias, parcialmente interditadas pelo Corpo de Bombeiros.


A maioria dos vereadores que aprovaram o projeto de iniciativa popular, que tramitou na Casa após receber 30 mil assinaturas, justificaram que podem mudar o voto em segunda discussão. 



Fonte:CML/Imprensa/Devanir Parra







Após a votação que foi concluída com 13 votos favoráveis e 6 contras foi aberta o prazo de sete dias para apresentação de emendas. Confira o resultado no final da matéria. 

Veja como votou cada vereador: 

AILTON NANTES PP Sim 
AMAURI CARDOSO PSDB Não 
DANIELE ZIOBER PP Sim 
EDUARDO TOMINAGA DEM Sim 
ESTEVÃO DA ZONA SUL S/P Não 
FELIPE PROCHET PSD Sim 
FILIPE BARROS PSL Sim 
GUILHERME BELINATI PP Não 
JAIRO TAMURA PR Não 
JAMIL JANENE PP Não 
JOSÉ ROQUE NETO PR Sim 
JOÃO MARTINS PSL Sim 
JUNIOR SANTOS ROSA PSD Sim 
PASTOR GERSON ARAÚJO PSDB Sim 
PÉRICLES DELIBERADOR PSC Não 
ROBERTO FÚ PDT Sim 
TIO DOUGLAS PTB Sim 
VALDIR DE SOUZA SD Sim 
VILSON BITTENCOURT PSB Sim



Rafael Fantin-editoron line

Prefeitura Municipal realiza Semana do Idoso

A Prefeitura Municipal de Sertanópolis em parceria com o Conselho Municipal de Direito do Idoso iniciou a ” Semana Municipal do Idoso”.  O evento iniciou segunda-feira (19/11) e vai até sábado (24/11).
No dia 19 foi realizado no Museu Histórico, localizado na Rua Gervásio Morales ( Ao lado da Delegacia) uma exposição de fotos.
A Prefeitura convida toda população a participar.
Confira a grade de Programação  


Fonte: sertanópolisnews

DER lança edital para a licitação da trincheira do Marta Dequech

O DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) lançou nesta segunda-feira (19) o edital para construção de uma trincheira e implantação de via marginal na PR-160 em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro. Com teto de R$ 6,7 milhões, a intervenção será no acesso ao bairro Professora Marta Dequech e ao Hospital Regional. 
OBRA – Conforme o edital publicado no Diário Oficial do Estado e no portal Compras Paraná, as intervenções serão feitas em uma extensão de 790 metros da PR-160, no trecho entre o quilômetro 49 + 280 metros e o quilômetro 50 + 70 metros. 

Além da implantação da trincheira e da via marginal, também estão previstos trabalhos de terraplanagem, pavimentação asfáltica, sinalização e outros serviços complementares. 

LICITAÇÃO - As empresas interessadas têm prazo até o dia 18 de dezembro para enviar as propostas de preços e documentos de habilitação. Os envelopes devem ser protocolados na Superintendência Regional Norte do DER-PR, localizada na Rua Uruguai, 943, em Londrina. A abertura das propostas está marcada para dia 19 de dezembro, às 10h. 

O critério para definição do vencedor é o menor preço, desde que atenda todos os requisitos estipulados no edital, que está disponível no portal Compras Paraná. As obras têm duração prevista de dois anos após emissão da ordem de serviço.


Agência Estadual de Notícias.   

Uraí realizará a 'marcha para Jesus' no sábado 15 de dezembro Evento acontece através do Através do Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Uraí

Através do Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Uraí, acontecerá a “Marcha para Jesus”, no sábado, dia 15 de dezembro.
A concentração será no Clube Kaikan, às 18 horas e seguirá em um marcha percorrendo algumas ruas, chegando ao Kaikan local que haverá as apresentações musicais e ministração da Palavra de Deus.

Izaías Rodrigues