NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

sexta-feira, 31 de março de 2023

Consul do Japão visita prefeito Ãngelo Tarantini

O prefeito Municipal de Uraí Ângelo Tarantini recebeu a visita do Consul japonês, Sr. Kazuu Wakaeda.  O Consul reuniu com o prefeito juntamente com representantes da colonia japonesa de Uraí. No instante o prefeito falou da importância da colônia no município. Foram discutidos diversos assuntos logo após houve a troca de presentes entre as lideranças. O consul também foi recepcionado na sede da Associação Cultural e Esportiva de Uraí (kaikan).

O objetivo do encontro foi conhecer as atividades desenvolvidas pela Colônia Japonesa em nosso  município e incentivar a continuidade da Cultura Japonesa  para as futuras  gerações. 

O consul japonês recebeu de presente, cestas de produtos da terra, castanhas e produtos  orgânicos oferecidos pelos produtores rurais de Uraí.

Izaías Rodrigues - Joranal Metropolitano

Reunião da Câmara Municipal de Uraí em foco.

A câmara municipal de Uraí reuniu na segunda 27 de março de 2023 ás 20:00 horas e com a presença de oito vereadores e ausência de um membro. Entre todos as pautas a que se repercutiu foi o caso estradas rurais. Vereadores discursaram sobre a situação de algumas estradas que merecem atendimento urgente. Mas segundo informações o município parou temporariamente a limpeza da cidade para atender as estradas municipais neste momento de safra. Importante saber que tem chovido com excesso  não somente em Uraí mas em muitos Estados brasileiro. Estradas rurais é uma herança de governos anteriores que não deram a manutenção adequada e fizeram somente medidas paliativas e com isto resultam em transtornos para os agricultores. 

Izaías Rodrigues - Jornal Metropolitano

Aluno de 16 anos saca revólver em escola de Arapongas


A Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) está acompanhando o caso do aluno de 16 anos do Colégio Estadual Irondi Pugliesi, de Arapongas, norte do Paraná, apreendido na quarta-feira (29) após sacar um revólver calibre 38 dentro do estabelecimento de ensino, localizado no Conjunto Palmares.

Segundo a SEED-PR, a situação ocorreu durante uma conversa na sala das pedagogas após dois estudantes serem retirados de sala devido a uma discussão. “Um dos alunos envolvidos sacou uma arma da mochila e ameaçou o estudante na frente das profissionais, que conseguiram acalmá-lo”, diz a nota da SEED-PR.

Nenhum disparo foi efetuado, ainda segundo a Secretaria de Educação, e o adolescente de 16 anos se evadiu.

“A PM foi acionada, apreendeu o menor nas imediações e a segurança no local foi reforçada”, diz a secretaria.

PM enviou também para o local o helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

O adolescente foi levado para a delegacia de Polícia Civil. Funcionários do Núcleo Regional de Educação (NRE), de Apucarana, estão na escola. A Patrulha Escolar também acompanha o caso.

O Colégio Estadual Irondi Pugliesi foi inaugurado em setembro de 2022. Com capacidade para 1,2 mil alunos, o estabelecimento de ensino atende os bairros da região Sul de Arapongas.

A SEED afirmou ainda que está atuando para combater a violência nas escolas. “Além do apoio da Patrulha Escolar às escolas, o Governo do Estado tem investido em prevenção, como o primeiro Treinamento de Segurança Escolar Avançado em escolas da rede estadual, no último fim de semana, e a instalação do Olho Vivo, uma torre de segurança com câmeras e inteligência artificial para medir comportamentos e situações que possam representar risco à integridade dos alunos e servidores”.

Na última segunda-feira (27), um adolescente de 13 anos invadiu uma escola em São Paulo e matou uma professora, ferindo mais quatro pessoas. O caso gerou repercussão nacional e chamou atenção para a violência nas escolas.


Com informações da C Noticias e Ric Mais.

Motorista passa mal, adolescente assume volante e evita acidente com ônibus de estudantes

O motorista do ônibus escolar morreu depois de sofrer parada cardiorrespiratória 

Um adolescente de 17 anos assumiu a direção de um ônibus escolar e impediu que ele batesse em outros veículos depois que o motorista teve um mal súbito na quarta-feira (29/3) em Sertãozinho, no interior de São Paulo.

O condutor do veículo, Claudemir de Araújo, de 51 anos, morreu após parada cardiorrespiratória. O episódio ocorreu na Rodovia Armando de Sales Oliveira.

Ao perceber que o condutor não estava bem, Kaio Eduardo Ferreira segurou o volante e conseguiu parar o veículo entre o canteiro e a marginal.

 “Eu pensei: ‘Se for ali para o acostamento, não vai ser tão grave’. O pessoal gritou muito perguntando o que tinha acontecido com o motorista. Todo mundo levantou na hora, foi bem tenso”, disse o adolescente à EPTV.

“Eu estava olhando a pista, aí eu vi ele caindo assim para o lado. Quando ele soltou o volante, percebi que ele estava meio desacordado”, afirmou.

Segundo Kaio, ele nunca havia dirigido na vida. Com a ajuda de colegas, o jovem conseguiu abrir a porta do veículo para que os demais estudantes saíssem. Nenhum deles ficou ferido.

O ônibus levava os alunos ao Instituto Federal de Sertãozinho.


Fonte: metropoles e EPTV imagens. 


Prefeito Tarantini visita o curso de corte e costura.

Município de Uraí investe na formação profissional 

O prefeito Tarantini visitou, uma das aulas do curso de corte e costura. As aulas de corte e costura ocorrem na unidade móvel do SENAI, localizada na praça da Igreja Matriz. 

O curso é oferecido pela prefeitura através Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o SENAI.

O Prefeito aproveitou a visita para parabenizar todas as alunas pela iniciativa de procurar qualificação, e desejou a elas sucesso profissional,  também ressaltou a importância das parcerias com o SENAI, que sempre oferece estrutura e materiais necessários para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes para Uraí.

Redação: Izaías Rodrigues

Diretor faz parto de aluna em banheiro de escola no Paraná.

A adolescente de 16 anos entrou em trabalho de parto em uma escola Ubiratã, no centro-oeste do Estado

Uma adolescente de 16 anos entrou em trabalho de parto no banheiro da escola onde estuda, na manhã de quarta-feira (29), Ubiratã, no centro-oeste do Paraná. E foi o diretor da instituição de ensino Claudio Roberto Lopes Zen que fez o parto da criança que nasceu saudável e passa bem.

Zen conta que preparava materiais para uma reunião com pais dos estudantes da escola quando foi acionado por alunas e funcionários da escola para se dirigir ao banheiro feminino. Ao entrar no local, Zen ficou surpreso: uma adolescente de 16 anos estava em trabalho de parto.

"O pano que cobria ela caiu e vi que o bebê já estava coroando, cabeça já estava quase toda para fora. Falei para ela ter calma. As outras meninas já foram buscar álcool, tesoura barbante. Foi questão de segundos. Eu disse para ela fazer força e a cabeça saiu, fez novamente e o bebê saiu todo", contou.

De acordo com o diretor, o parto foi uma grande surpresa, uma vez que ninguém sabia que a adolescente estava grávida. Segundo ele, o pai da criança também é um adolescente de 16 anos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou mãe e filho para o hospital. 

Fonte: G1 Paraná e CN.