NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

sábado, 8 de novembro de 2014

Família Comar - O Encontro do Centenário

“MUNDIALITO”, em sua 42º. edição comemora o aniversário de CLORINDA COMAR ZAMPIERI 
Como ocorre todos os anos, foi realizado nos dias 11 e 12 de outubro nas dependências da AABB, desta cidade, o tradicional encontro da “Família Comar”, o conhecido carinhosamente “MUNDIALITO”, em sua edição de nº. 42.
Este ano, a reunião teve mais um motivo especial. É que a única integrante viva dos 8 irmãos, Sra. CLORINDA COMAR ZAMPIERI, completou 100 anos de vida.
Ainda totalmente lúcida e sadia, veio de Araçatuba-SP., juntamente com todos os membros de sua família, para receber as homenagens.
No sábado, dia 11, iniciando os festejos foi celebrada uma missa pelo padre VANINI, muito solicito, que mesmo com os compromissos da festa da Padroeira, lá esteve oficiando o culto.
Após a missa, foi entregue à aniversariante uma placa alusiva à data, em seguida o jantar, o bolo das 100 velinhas e os festejos se prolongaram até a madrugada.
No domingo, por volta das 12:00, a tradicional churrascada de confraternização, choop a vontade, música ao vivo, as indispensáveis fotos de recordações, tendo sempre a aniversariante como figura principal.
Antes do termino, o aviso de que o próximo encontro será no dia 10 e 11 de outubro de 2015, na cidade de CIANORTE.

Confira fotos do evento:

Alan Kardec - Milton Brito coordenador do Movimento Espírita Uraí presta Homenagem

Comunidade Espírita de Uraí presta homenagem a Hippolyte Leon Denizard 


A comunidade espírita de Uraí através do  coordenador do movimento espírita Milton Brito vem a púbico homenagear o nascimento Hippolyte Leon Denizard Rivail nasceu em Lyon, França, em 03 de outubro de 1804.Estudou em Yverdon (Suíça) com o célebre Johann Heinrich Pestaqlozzi, de quem se tornou um eminente discipulato e colaborador. Aplicou-se á propaganda do sistema de educação que exerceu tão grande influência sobre a reforma dos estudos na França e na Alemanha, Lingüística insigne, falava alemão, inglês, italiano, Espanhol e Irlandês. Traduziu para o alemão excertos de autores clássicos franceses, especialmente os escritos de Fénelon (François de Salignat de la Mothe).
O Educador
Fundou em Paris, com sua  esposa Amélie Gabrielli Buoudet, um estabelecimento semelhante ao Yverdon. escreveu gramáticas, aritméticas, estudos pedagógicos: traduziu obras inglesas e alemãs. Organizou em sua casa cursos gratuitos  de química, física, astronomia e anatomia comparada.
Membro de varias sociedades cientificas notadamente da academia Real d’Arras, foi premiado por concurso, em 1831, com a monografia Qual o sistema de estudo mais em harmonia com as necessidades da época! Dentre as suas obras destacam-se plano apresentado para melhoramento da instrução pública em 1828; Curso pratico e teórico de aritmética em (1829; segundo o método de Pestalozzi); e gramática francesa clássica (1831) . 

Foi também o fundador e codificador em 1854 com o seu pseudônimo de Alan Kardec da doutrina espírita. Depois de aprofundar os estudos dos fenômenos mediúnicos das mesas girantes que agitava a Europa. Em Paris ele fez seu primeiro estudo do espiritismo. Aplicou a nova ciência o método da experimentação; nunca formulou teorias pré-concebidas, observava atentamente, comparava, deduzia as conseqüências; procurava sempre a razão e lógica dos fatos. Interrogou os espíritos anotou e ordenou os dados que obteve por isso é chamado codificador do espiritismo. Os autores da doutrina espírita são os espíritos superiores (Porque superiores?). Por que conquistaram dentro da Lei do progresso que formam as duas alavancas do crescimento humano que é moralidade e intelectualidade. 
A principio Rivail objetivava sua própria instrução. Mais tarde quando viu que tudo aquilo formava um conjunto e tomava as proporções de uma doutrina, decidiu publicar um livro para instrução de todos. Assim, lançou o Livro dos espíritos em 18 de abril de 1857. 
Em janeiro de 1858, lançou a revista espírita em abril do mesmo ano fundou a Sociedade Parisiense de estudos espírita, em seguida publicou O que é o Espiritismo em 1859, O Livro dos Médiuns em 1861, O evangelho segundo o espiritismo em 1864, O céu e o inferno em 1865 e A Gênese em 1868. Alan Kardec desencarnou isto é, faleceu em Paris em 31 de março de 1869 aos 64 anos em razão da ruptura de um aneurisma. Seu corpo foi enterrado no cemitério do Pêre-Lachaise, na capital francesa. Seus amigos reuniram textos inéditos e anotações no Livro Obras Póstumas, lançado em 1890.
A religião Espírita fundamentada no Livro O evangelho segundo o espiritismo logo na introdução Alan Kardec fala do objetivo desta obra. 

Os assuntos contidos nos evangelhos podem ser divididos em cinco partes:
- As ações comuns da vida do Cristo:
- Os milagres
- As predições 
- As palavras que serviram pra estabelecer os dogmas da igreja.
- O ensinamento moral.
Se as quatro primeiras partes tem sido objeto de controvérsias, a ultima permaneceu inatacável.
Diante desse código divino, submete-se a própria incredulidade; é o lugar onde todas as religiões podem se encontrar, a bandeira sobre a qual todas as religiões podem se proteger, sejam quais forem as suas crenças, porque nunca foi motivo para disputa religiosa sempre e por toda parte levantadas por questões de dogmas, porque exige de seus adeptos a reforma moral de si mesmo. 
Alan Kardec no Livro dos espíritos faz a seguinte pergunta, O que é a Moral?
Resposta obtida através dos espíritos superiores, é a arte de reeducar os nossos caracteres, isto é as nossas más tendências.  
No evangelho do apostolo Paulo nós encontramos a seguinte frase, (O bem que eu quero, este eu não faço, o mau que não quero ainda faço); nós entendemos que o apostolo Paulo fala para nós do condicionamento psicológico adquirido no uso inadequado de uma lei natural chamada livre arbitre-o.

Hoje com o crescimento dos estudos na área da psicologia e neurologia nós chegamos a seguinte conclusão, para instiguir condicionamento da memória da nossa alma necessário se faz o estudo repetitivo atraves de exercício positivo, lendo e estudando leituras nobres no campo do bem.

Dentre os livros nós podemos destacar em primeira mão os ensinamentos morais trazido em os evangelhos, publicados através dos apóstolos João, Matheus, Marcos e Lucas, que são as anotações da missão do maior e inigualável pedagogo da humanidade terrena que é (Jesus de Nazaré).

JM: Milton você tem pretensões políticas?
Milton: Não, tive já envolvido neste caminho e cheguei a seguinte conclusão é sem duvida o caminho muito escuro para percorrer, o ideal que trago posso naturalmente no cotidiano desenvolve-los desinteressadamente no campo do amor de fraternal.

JM: Milton na sua vivencia o que você acha como cidadão comum o que seria mais necessário para promover mudanças na conjuntura psicológica da grande parte da sociedade brasileira? 

Milton: Estas mudanças só será possível através de uma reformulação profunda na área da educação dentre elas é urgente urgentíssimo criar neste país através dos municípios, estados e união,um projeto de educação moral, fora das partes doutrinarias das inúmeras religiões existentes, mais sim dentro de um pensamento ecumênico formado na unidade dos ensinos morais de Jesus.