NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

segunda-feira, 15 de julho de 2019

MEIA ENTRADA: Aprovada proposta de meia-entrada pra quem doa sangue

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou projeto que concede meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos para os doadores regulares de sangue.
O projeto de lei, PL 1.322/2019, do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) recebeu voto favorável do relator, senador Romário (Podemos-RJ), nesta quarta, 10.
O texto agora segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário do Senado.
Apesar de o Ministério da Saúde fazer campanhas anuais para incentivar a doação de sangue, um levantamento da pasta demonstrou, em 2016, que apenas 1,6% da população brasileira aderiu a essa prática.
Esse percentual está abaixo de parâmetro da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de engajamento de ao menos 4% da população de um país nesse tipo de doação
O senador chama a atenção para a necessidade de se criarem outros mecanismos para incentivar os brasileiros a tornarem-se doadores de sangue.
Segundo ele, os estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná já concedem o benefício proposto. Outros utilizam a doação regular como critério, por exemplo, para a isenção de taxa de inscrição em concursos públicos.
“Historicamente, o Estado não tem conseguido educar seus cidadãos com a cultura de doação de sangue. Assim, mostra-se necessário que o poder público tome medidas incentivadoras para o ato”, considera o senador.
Romário considera “imperioso” utilizar estratégias inovadoras para estimular as pessoas a se tornarem doadoras regulares.
“A nosso ver, o PL 1.322 é uma estratégia que merece receber atenção especial, pois seu público-alvo é bastante amplo — toda a população que não possui direito a meia-entrada — e utiliza mecanismo simples e direto para incentivar a doação periódica de sangue”, avalia o relator. 

Jovem perde vida na Estrada da Serra Morena.

Um morador de Cruzeiro do Norte (Serra Morena) morreu no final da madrugada de domingo, 14, ao bater seu veículo contra uma árvore na estrada (UR-14) que liga o distrito ao município de Uraí.
Segundo informações o acidente ocorreu por volta das 05h:10min., quando o condutor Roberto da Silva de 37 anos estaria trafegando em direção à sua localidade (Serra Morena), ao passar próximo aos prédios do antigo IBC, teria perdido o controle de seu veículo VW Gol; colidindo frontalmente contra uma árvore. 
Ele foi encontrado inconsciente próximo a árvore, onde provavelmente teria sido ejetado; a equipe de plantão do SAMU realizou o socorro encaminhado ao pronto socorro da Santa Casa local, mas não resistiu aos ferimentos.
Seu corpo foi encaminhado ao IML de Londrina.