NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

sexta-feira, 19 de abril de 2019

CAMINHADA SEXTA-FEIRA SANTA: Jovens caminham de Londrina a Cornélio Procópio em nome da fé

A caminhada de fé é uma preparação para a Páscoa de 225 jovens ligados à Igreja Católica. O percurso que começou no Santuário de Schoenstatt de Londrina, deve terminar apenas no sábado quando chegarem a outro Santuário, em Cornélio Procópio. Ao todo, são 80km de peregrinação . A atividade busca levar os jovens do movimento Jumas (Juventude Masculina de Schoenstatt) a reflexão, silêncio, sacrifício e oração.
A concentração começou às 5h30 no Santuário do Colégio Mãe de Deus. Nesta quinta-feira Santa (18) ele seguem até Ibiporã, onde param para receber uma benção e depois seguem até Jataizinho, onde param para descansar e dormir. A intenção é passar a madrugada em vigília até partirem para a segunda parte do percurso, com destino à Uraí, cerca de 35km. Para Heferson Serafim da Silva que participa pela segunda vez, foi uma forma de aprender sobre o que é a Pascoa. “Isso é um pouco só do que Jesus fez, é apenas um pouco do sacrifício”, acredita. Sacrifício em nome da fé. O estudante Guilherme de Souza Lourenço está fazendo isso pela primeira vez. “Foi um convite de um amigo, eu também comecei a fazer parte do movimento agora e é uma forma de ter mais vivencia com a espiritualidade. Já estou um pouco cansado, mas sei que um apoia o outro”, afirma.
Durante as paradas ritos relacionados à Semana Santa, vigílias, adorações e procissões. No sábado, os peregrinos partem para a terceira e última parte a cruzada. A "Cruzada do Homem Novo", como é chamada, é realizada há 21 anos.
Há oito ano na cruzada, Fernando Rodrigues dos Santos, já acompanhou pessoas que participaram para superar obstáculos, limites e também melhorar a espiritualidade. “Fazemos novas amizades, criamos vínculos, nos ajudamos e isso enriquece o espírito, corpo e mente”, aponta.
Para Padre Júlio Fabiano Rodrigues Afonso, assessor da juventude, o objetivo é promover aos jovens um retiro espiritual de Semana Santa e ao mesmo tempo poder fazer uma peregrinação, e no período poder refletir sobre a vida e a própria espiritualidade. “Nos três dias de retiro acompanhamos o ritual do Lava Pés, eucaristias, paixão, morte e ressurreição de Cristo. São momento de reflexão, alegria, entrega e também sacrifico”, acrescenta.
Durante todo o percurso eles levam uma cruz de madeira.

Com informações de tarobanews

Opinião Veja o Fato.

Em nosso quadro Umas & Outras Curtíssimas de hoje não poderia deixar de falar a respeito de um fato ocorrido na Greve dos funcionários público de Uraí. A greve justa, justíssima, mas os reivindicadores erraram no dia em que fizeram. O sindicato dos funcionários público desprezou a opinião de uma das classes do funcionalismo público. Dezenas de professores, funcionários da rede educacional estiveram por dias preparando a festa das crianças na quinta-feira, véspera do feriado. Toda clientela da rede municipal empenhada, ensaiaram por dias, músicas, teatros para apresentação do dia festivo. A greve na véspera do feriado de Sexta-feira Santa frustrou centenas de crianças que sonharam com a festinha com bolos, refrigerante, lanches e o tão esperado ovo da páscoa. O que dizer: furtaram o momento mágico das crianças que não entenderam por que o ônibus da rede municipal não passou para pega-las. O que houve? As margens das estradas ficaram sonhando por horas, buscando uma explicação válida para o momento. A realidade é que tudo isto mexeu com algo que muito preciso para as crianças o sonho. Este fato lamentável ocorreu, mas torcemos para que antes de tomar uma atitude que envolve pessoas, estudem o impacto das ações. Em fim queremos o melhor para todos, somos uma sociedade. Somos todos Uraí.

Izaías Rodrigues - Jornalista