NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Coopermota anuncia para setembro o início das atividades fabris no Frigorífico do Peixe

 


Parque fabril na Água Limpa recebe os últimos retoques

para iniciar as  operações

 

     A Cooperativa de Cândido Mota (SP) - Coopermota – anunciou para o mês de setembro deste ano o início das atividades industriais do Frigorífico do Peixe em Cornélio Procópio. Construída pelo município no Bairro de Água Limpa em 2005, ainda durante a primeira  gestão do prefeito Amin Hannouche, a unidade foi cedida à exploração pela cooperativa paulista  que assumiu o empreendimento em setembro de 2021, através de processo licitatório.

     A informação foi prestada por Sandro Amadeu e Edson Fadel (Branco), respectivamente, superintendente comercial e diretor-presidente da cooperativa, durante reunião na prefeitura na manhã desta sexta-feira (27). Além do prefeito Amin Hannouche, que coordenou o encontro, participaram Jair Soares, coordenador da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no Paraná, e o deputado Luís Claudio Romanelli, entre outros.

     De acordo com seus diretores, a partir de setembro, a cooperativa já deverá iniciar sua linha de produção com o abate, sendo que grande quantidade de peixes já se encontra alojada em tanques do frigorífico, localizado no bairro de Água Limpa. “Já temos toda a cadeia preparada para esse abatimento e precisamos fazê-lo e coloca-lo no mercado a partir do frigorífico aqui do município”, anunciou Amadeu.

     Informou que atualmente a cooperativa já mantém o produto no mercado com a marca Candu que é comercializada nas próprias lojas da cooperativa. Nesse início de atividade o frigorífico vai contemplar também a verticalização na parceria com produtores através do sistema de parceria. A partir disso, o produto estando pronto, vem para a unidade onde é feito o abatimento, remunera o produtor participante da cadeia e comercializa o produto.

Estrutura pronta

     Após o encontro na prefeitura, os participantes realizaram visita técnica à indústria que recebe os últimos retoques para iniciar linha de produção. “Já temos aqui mais de 30 pessoas trabalhando no frigorífico para ampliar a sua capacidade produtiva e estamos saindo daqui maravilhados com as ampliações e melhorias executadas no local. É o progresso chegando com essa grande expectativa de início de atividades da indústria já nos próximos meses”, declarou o prefeito Amin que participou da visita, acompanhado pelo deputado Romanelli, diretores da empresa e outras pessoas da comunidade.

     “Nos próximos dias, vamos ter aqui essa cadeia produtiva da piscicultura funcionando da forma com que sempre idealizamos. São obras importantes que estão sendo feitas para que essa indústria se materialize como realidade, através do forte apoio do município e dos governos federal e estadual”, disse Romanelli que acompanhou a visita à indústria. Também participaram os vereadores Cristiano Leite Ribeiro e Émerson Cardoso e Tânia Mara Lima, do Ministério da Agricultura. (Comunicação/Prefeitura)



Em Cornélio Procópio, aumento dos casos de Covid-19 pode levar a administração a adotar novas medidas de prevenção nas escolas


Volta do uso obrigatório da máscara na rede pública 
pode ser uma das providências em face do número de crianças contaminadas

 

Cornélio Procópio pode voltar a obrigar o uso de máscaras nas escolas municipais e demais serviços de educação no município. A possibilidade sobre a nova medida foi manifestada pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, diante do aumento de pessoas da comunidade contaminadas pela Covid-19, notadamente crianças que não tomaram a vacina.

     Nesta quarta-feira, face ao aumento dos internamentos provocados pela doença, uma deles, inclusive, em UTI, a gestora manifestou a preocupação do Poder Público Municipal diante da situação atual. “Temos observado que a demanda tem aumentado muito na Unidade Respiratória (UAR) e também que muitas das pessoas positivadas são crianças, o que aumenta nossa preocupação”, afirmou.

    Disse que a situação é preocupante porque, embora o índice de vacinação no município seja satisfatório, muitas das crianças ainda não receberam o imunizante, segundo ela, por insegurança dos próprios pais. “São crianças que estão suscetíveis e abertas a contrair a doença. Algumas delas têm positivado, havendo escolas em que tivemos aproximadamente 20 crianças acometidas pela doença ao mesmo tempo”, explicou.

     Em sua opinião, o uso da máscara deveria ser mantido em todas as áreas de ensino, sejam públicas ou privadas. “Se analisarmos a situação, veremos que as crianças permaneceram muito tempo fechadas nos ambientes sem ir para as escolas. Assim, devido ao excesso de proteção e agora, de uma hora pra outra, todo mundo fica descoberto, com o seu sistema imunológico enfraquecido fica mais suscetível inclusive a outras doenças como temos visto agora”, exemplificou.

     Informou que a Secretaria Municipal de Saúde já está estudando a elaboração de um documento para avaliação do prefeito Amin Hannouche para adoção de novas restrições nos ambientes escolares. Em vez, de facultado, como vem ocorrendo em alguns setores, a volta do uso obrigatório de máscaras, entre as medidas que podem ser reeditadas.

     “Temos notado que muitos municípios da região que têm pessoas que frequentam escolas aqui, ainda mantêm números expressivos de Covid com muitos desses alunos frequentando nossas universidades. Assim, temos que fazer uma releitura dessa situação na tentativa de evitar uma propagação ainda maior da doença”, concluiu a secretária. (Comunicação/Prefeitura).


Angélica: Possibilidade de novas medidas contra a Covid-19

Palestra de prevenção contra suicídio mobiliza policiais do 18º Batalhão em Cornélio Procópio

Durante o mês de maio, policiais militares pertencentes ao 18º BPM participaram de uma palestra com a Psicóloga do Programa PRUMOS, Silvia Mingotti, cuja qual teve por objetivo compartilhar conteúdo informativo e procedimental a fim de que os militares consigam identificar fatores/ sinais que indiquem que uma pessoa possa estar em uma situação de vulnerabilidade que culmine em suicídio. 

As palestras foram ministradas em seis dias, visando atender o efetivo das três companhias abrangidas pela OPM, de forma que as atividades de policiamento não fossem prejudicadas. Dentre o conhecimento abordado, falou-se sobre definição de suicídio, as características psicopatológicas da pessoa em risco, os índices de suicídio por gênero, faixa etária e estado civil; com ênfase nos sinais que comumente possam apresentar os indivíduos, além das atitudes e procedimentos que devam ser tomadas em casos de tentativa de suicídio com ou sem arma. 

A profissional em destaque enfatizou os principais sinais que podem apresentar alguém que esteja sofrendo de transtornos mentais e a necessidade que cada um procure ajuda de profissionais voltados para a saúde mental, assim como que estejam preparados para dar suporte a alguém próximo em situação de risco.

Com fotos e texto da Polícia Militar.  

Junta Militar volta a funcionar em Cornélio Procópio


A Junta Militar é responsável por oferecer serviços como o alistamento militar e segunda via de certificados militares e documentos relacionados. 

A Junta de Serviço Militar de Cornélio Procópio tem novo secretário, trata-se do servidor Maurilio José Lara que passa atender na Junta Militar, após a aposentadoria do antigo secretário.

A posse do novo servidor foi realizada na última terça-feira (17), pelo Tenente Augusto do PRM (Posto de Recrutamento e Mobilização) da cidade de Apucarana.

A Junta Militar é responsável por oferecer serviços como o alistamento militar e segunda via de certificados militares e documentos relacionados.

De acordo com o servidor Paulo Roberto Mussi, que acompanhou a posse do novo secretário, a expectativa é de que ainda este ano, cerca de 320 a 400 jovens façam o alistamento.

“Todo jovem do sexo masculino, que complete dezoito anos no ano corrente, deve se alistar; dentre eles cem jovens prestarão serviços no Tiro de Guerra 05/002, sediado em nossa cidade”, explicou Mussi.

O horário de funcionamento da Junta é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 na sua sede na Avenida Minas Gerais, 1160. 

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Cornélio Procópio.

Procon faz alerta sobre o golpe do cartão trocado

O Procon-PR (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná) orienta os consumidores para que fiquem atentos quando utilizam cartões de crédito ou débito para não caírem no chamado golpe do cartão trocado. 

De acordo com um consumidor que registrou o caso no Procon, ao comprar um produto, na hora do pagamento, ele foi informado que a operação não havia sido concluída em função de a senha supostamente não ter sido aceita. Digitou novamente e recebeu a mesma resposta. Como uma possível solução, o golpista substituiu a maquineta e, nesse momento, trocou também o cartão – ficou com o cartão do consumidor, o que somente foi percebido no dia seguinte, assim como o prejuízo em sua conta-corrente. 

“A utilização de cartões de crédito ou débito para o pagamento de compras, contas e serviços, entre outros, é um caminho sem volta e faz parte da vida cotidiana dos consumidores. Assim como traz facilidades, exige que se tenha alguns cuidados. A prevenção é a melhor conduta nesses casos”, destaca Rogério Carboni, secretário da Justiça, Família e Trabalho. 

É importante que o consumidor não entregue seu cartão na hora do pagamento. Ele deve inseri-lo na máquina e retirá-lo, sem dar brecha para a substituição, se ainda não tiver o recurso da aproximação. É imprescindível também conferir no visor o valor a ser pago, exigir o comprovante emitido pela máquina de cartão e também a nota fiscal. São garantias para posteriores reclamações não apenas em casos de golpes, mas também em relação a produtos adquiridos.

Com informações do AEN.