NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quarta-feira, 13 de março de 2019

PREFEITO REDUZ SALÁRIO DE PROFESSORES E RECEBE PROTESTO NA CÂMARA MUNICIPAL

Em Uraí na segunda-feira 11 de março, às 20:00hrs, na reunião da Câmara Municipal de Uraí, professores e servidores municipais manifestaram contra atitude de prefeito municipal Carlos R. Tamura. Professores da rede municipal de ensino vestido de preto mostram sua indignação por atitude de rebaixamento de salários das professoras. Segundo informações o salário ficou defasado gerando grande transtornos aos profissionais.
Os vereadores Angelo Tarantini Filho, Eliane Ferreira, Odair Bonifácio, Aparecido José Barbosa e Reginaldo Castelar foram unanimes em defesa das professoras. Todos acreditam que prefeito municipal irá voltar atras de sua decisão de rebaixamento salarial, e atender as leis que regem os salários dos profissionais.  

Tempestade: Vacas são arrastadas em córrego durante temporal em Itaporã MS

Um temporal causou estragos em Itaporã, no sul de Mato Grosso do Sul, na terça-feira (12). De acordo com a prefeitura, a chuva intensa começou na madrugada, durou cerca de 2 horas e alagou 50 casas e parte do comércio. A área rural também foi atingida.
Um morador registrou o momento em que 4 vacas são arrastadas pela correnteza no córrego Sardinha, que fica próximo a entrada da cidade. Os animais passam por baixo de uma ponte em alta velocidade e desaparecem. As vacas ainda não tinham sido localizadas até a publicação desta matéria.
O prefeito de Itaporã, Marcos Tacco, relatou que, o município ainda calcula os prejuízos.
“Nós ainda estamos estudando o que ocorreu por aqui, choveu cerca de 180 milímetros, uma coisa impressionante. Não descartamos decretar estado de emergência ou de calamidade nas próximas horas. 

Abuso de menor: Pai é preso após estuprar filha de 11 anos de idade em Arapongas

Um homem de 55 anos foi preso na data de ontem (10) pela Guarda Municipal de Arapongas por abusar sexualmente de sua própria filha de 11 anos de idade. O homem chegou a confessar aos Gm’s durante a abordagem que ficou nu diversas vezes com a criança.
Segundo a Guarda Municipal, um vizinho presenciou por diversas vezes a criança pedindo para o pai parar com os abusos, pois a estava machucando. O denunciante também disse ter visto o agressor nu com a filha.
Os Guardas Municipais após obterem a informação do caso conseguiram encontrar o agressor em uma construção, onde também trabalhava, na Rua Anambé-Preto, no jardim Metropolitano. O rapaz disse que estava escondido após ficar sabendo que estava sendo acusado de estupro.
O Conselho Tutelar também recebeu denúncia sobre os abusos, da escola onde a criança estuda. A professora questionou a menina após perceber um mau cheiro e também que ela não estava bem. A criança confessou o abuso.
Durante as investigações, o Conselho Tutelar recebeu uma denúncia sobre o mesmo caso, dessa vez vindo da escola que a menor frequenta. A professora percebeu que a criança não estava bem e relatou um mau cheiro. A menina foi questionada e confessou o abuso.
Após exames foi constatado que a menina terá que passar por uma reconstrução na região genitália. Motivo que ocasionou o mau cheiro relatado pela professora.
O agressor foi encaminhado para a delegacia de Arapongas, onde prestou depoimento e confessou o crime.

(Via Fato Atual)

Arapongas inicia recadastramento veículos para desconto do pedágio

Começou no dia (11) e segue pelo prazo de 30 dias o cadastro e recadastro dos beneficiários do desconto tarifário do Pedágio de Arapongas. O prazo de 30 dias tem como objetivo permitir tempo hábil para que todos aqueles com direito ao benefício tenham tempo suficiente de providenciar o procedimento. Além do recadastro dos que já são beneficiados, o prazo vale para o cadastro de outras pessoas interessadas em reivindicar o benefício.
Os cadastros e recadastros serão feitos na Prefeitura Municipal, das 9h às 11h e das 13h às 16h, na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (segundo piso).“O mero fato de realizar o termo de adesão não gera o direito automático ao benefício, pois os requisitos serão analisados e, só depois de deferidos, o desconto será concedido”, afirma o Procurador do Município, Rafael Cita. Todos os beneficiários já cadastrados deverão realizar o recadastro, levando à Prefeitura todos os documentos necessários para a comprovação de que ainda utilizam o veículo no trecho, com relevante frequência, com finalidade de estudo, tratamento médico ou trabalho.
Os descontos serão de 79% para veículo comum e 74% para caminhão até três eixos. Motocicletas cadastradas pagarão apenas R$ 1,00 por passagem. Em caso de não realização do recadastro pelos beneficiários atuais, o benefício será excluído automaticamente. Haverá algumas mudanças com relação ao início do benefício. “Antes, o benefício total previsto era de nove mil passagens por mês, divididas entre os cadastrados. Agora, o benefício subiu e será de até 13.500 passagens por mês”, acrescenta o Procurador.
No momento do cadastro/recadastro, o beneficiário indicará a quantidade média de passagens que utilizará por mês, limitada a 44 passagens (22 dias úteis), a fim de atender a maior quantidade de pessoas possível. Caso a quantidade global (13.500) ou individual (44) seja ultrapassada, será cobrada a tarifa cheia.
Outra mudança é que agora cada pessoa jurídica poderá cadastrar/recadastrar apenas um veículo, privilegiando-se o cadastro de pessoas físicas, sendo que as quantidades de passagens/mês serão lançadas no site oficial da Prefeitura, com a placa do veículo beneficiado, a fim de dar publicidade e transparência a respeito da utilização e quantidade.
O sistema tem cerca de 1,8 mil veículos cadastrados.


(Via TN Online)

PERNA DE VÍTIMA É ENCONTRADA: Após um mês, perna de vítima de acidente em Céu Azul é encontrada na BR-277

Após mais de um mês do acidente fatal registrado na BR 277, em Céu Azul, a perna da vítima a colisão foi encontrada.
A vítima Vanderlei dos Santos de 32 anos, morreu na colisão que envolveu três veículos, no dia 27 de janeiro.
No acidente fatal, o homem perdeu parte da perna esquerda na batida.
De acordo com a funerária da cidade de Santa Tereza do Oeste, no dia do acidente, os funcionários do Instituto Médico Legal não encontraram o membro do rapaz.
Mais de um mês após o grave acidente, funcionários da concessionária que administra a rodovia realizavam o trabalho de destombamento de uma carreta de outro acidente grave no mesmo local, quando sentiram um forte cheiro vindo da plantação de soja.
Foi quando encontraram a perna do rapaz.
Ainda de acordo com a funerária, foi sugerido a família que a perna fosse doada para estudos de uma faculdade de Cascavel, já que o homem já foi sepultado há mais de um mês, e não é possível abrir a sepultura.
O Instituto Médico Legal de Cascavel foi acionado para recolhimento da perna, e informou que caso seja o desejo da família, o membro pode ser incinerado, ou doado, após assinatura de documento.
Vanderlei foi sepultado em Santa Tereza do Oeste.


(Via Catve)

ABELHAS ATACAM: Homem é atacado por milhares de abelhas

Homem ficou em estado grave depois de ser picados por milhares de abelhas em uma fazenda, na tarde de terça-feira (12), no Distrito de Taquaruna, em Londrina. O ataque aconteceu na fazenda Nossa Senhora da Boa Sorte.
A vítima, de 39 anos, estava mexendo em uma máquina de pá carregadeira, quando teria esbarrado em um enxame de abelhas e foi atacada por mais de mil de abelhas em várias partes do corpo. O homem foi socorrido pelo helicóptero do Samu e encaminhado ao Pronto-Socorro do Hospital Universitário, em estado grave.
Outro homem que estava junto com a vítima, prestou os primeiros socorros, e de caminhonete o encaminhou até um campo de futebol, no Distrito de Taquaruna, onde a vítima foi transportada de helicóptero.

Fonte: Massa

Órgãos federais aceitam CPF como documento de identificação

Um decreto publicado pelo governo federal no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (12) institui o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como documento “suficiente e substitutivo” para o cidadão obter uma série de informações e serviços públicos no âmbito federal.
O Decreto nº 9.723 ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. As medidas visam a simplificação do atendimento aos usuários dos serviços públicos por meio da redução da burocracia estatal.
Com a iniciativa em vigor, os cidadãos que requisitarem informações públicas, demandarem serviços ou solicitarem benefícios concedidos por órgãos e entidades federais poderão, salvo as exceções previstas no decreto, informar o número de inscrição no CPF em substituição aos números de Identificação do Trabalhador (NIT); dos programas de Integração Social (PIS) ou de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); bem como da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e da Carteira Nacional de Habilitação.
O CPF também poderá ser informado em substituição aos números de matrícula em instituições públicas federais de ensino superior; dos Certificados de Alistamento Militar, Reservista, Dispensa de Incorporação ou de Isenção do Serviço Militar, além dos registros de inscrição em conselhos de fiscalização de profissão regulamentada; do número de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e demais números de inscrição existentes em bases de dados públicas federais.
Assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, o decreto estabelece que a substituição dos demais dados pelo número de inscrição no CPF é ato preparatório à implementação do Documento Nacional de Identidade (DNI), previso na Lei 13.444 , de maio de 2017.
Os órgãos e as entidades da administração pública federal terão três meses, a partir da publicação do decreto, para adequar os sistemas e procedimentos de atendimento ao cidadão às mudanças. E um ano para consolidar os cadastros e as bases de dados a partir do número do CPF.
Informações Agência Brasil

Suspeito de assaltar professora é preso em flagrante em Londrina

Um suspeito de assalto foi detido em flagrante, após roubar uma professora, na tarde de sexta-feira (8), no Centro de Londrina. A vítima contou que o homem, teria pegado o celular das mãos dela e correu para dentro de um bosque.
A mulher pediu ajuda e o suspeito acabou jogando o celular. O homem foi controlado por populares e negou o roubo. Aos agentes, o suspeito alegou que trabalhava numa obra próxima do local.
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930.
Fonte (Via Massa News)