NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Justiça atende pedido do Ministério Público e interdita frigorífico em Cornélio Procópio

O estabelecimento que teve dificuldades com a greve dos caminhoneiros, chegou a ser advertido em julho deste ano.
O Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Cornélio Procópio determinou a suspensão das atividades do Frigorífico Procpense, em função de uma série de irregularidades. A decisão atende ação civil pública ajuizada pela 3 ª Promotoria de Justiça da Comarca.
De acordo com as investigações do Ministério Público do Paraná, a empresa vem descumprindo as regras sanitárias e ambientais necessárias ao seu regular funcionamento. A ação foi proposta pela Promotoria após o frigorífico desrespeitar termo de ajuste de conduta firmado com órgãos do município. Além disso, o MPPR constatou que o frigorífico não providenciou a atualização das licenças ambiental e sanitária.
A Justiça determinou a interdição do local (autos nº 8893-98.2018.8.16.0075) até que sejam cumpridas todas as exigências relacionadas na ação civil, incluindo apresentação de relatório favorável do Serviço de Inspeção Municipal, do IAP e da Força Verde. A multa diária para descumprimento é de R$ 1 mil.
 Conteúdo Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná 

Criança de 1 ano morre após se afogar em balde no quintal de sua casa

Na última segunda feira (12) um acidente doméstico se transformou em tragédia para uma família na cidade de Nova América da Colina (26 KM de Cornélio Procópio).
De acordo com informações de amigos da família, a pequena Camila brincava no quintal, quando sua mãe foi atender o chamado de sua outra filha no interior da casa. Enquanto isto, a pequena vítima acabou caindo de cabeça dentro de um balde cheio de água. Possivelmente o bebê foi segurar no objeto para ficar em pé o que acabou proporcionando o acidente.
A criança foi socorrida pela mãe e encaminhada até a Santa Casa de Cornélio Procópio de onde foi transferida para Londrina, porém infelizmente não deu tempo de salvar a criança e ela veio a óbito na última terça feira ( 13).

ALERTA
Entre todas as possibilidades de acidentes fatais com crianças, o principal e mais letal é o afogamento. De acordo com o Ministério da Saúde, todos os dias 17 pessoas morrem por afogamento no Brasil, sendo que deste total, três são crianças.
Essa é a maior causa de morte acidental entre crianças na faixa de um a quatro anos, sendo a piscina o local onde a maioria dos incidentes ocorre.
Contudo, infelizmente é bem comum crianças morrerem afogadas em baldes de água, como aconteceu tragicamente com a menina Camila.
Os especialistas informam que os cuidados devem ser redobrados quando as crianças se aproximam de banheiras, poços, piscinas infantis, mesmo se a criança já sabe nadar, é preciso ficar atento. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), bastam 5 centímetros de água para um bebê se afogar na banheira ou em um balde. Fique sempre alerta. 


Fonte: odairmatias

Em Cornélio Procópio: Trabalhador escapa milagrosamente de ser atropelado na beira da calçada

O cidadão teve segundos para observar que o veículo vinha em sua direção.  
Na tarde de terça feira (13), por volta das 15h 20, o Pelotão de Trânsito foi acionado para atender um acidente tipo choque sem vítima na Avenida Dom Pedro l, nas proximidades do SAMU, onde um Fiat Fiorino (utilitário) chocou-se contra uma moto e com uma pilha de tijolos ( tipo paver) que seria assentada na calçada de uma residência.  
As imagens captadas por câmeras de segurança mostram o momento em que o veículo passa a centímetros de um homem que trabalhava no local. 
O condutor do veículo relatou que se distraiu por um momento, perdeu o controle da direção e acabou invadindo a beira da calçada. Felizmente ninguém saiu ferido. 


(Imagens e informações Reginaldo Tinti - Grupo Amigos da Notícia)

Bombeiros Mirins Cornélio Procópio: Militares organizam acampamento para alunos do Projeto Bombeiro Mirim Integrado em Cornélio Procópio

O projeto aproxima os alunos das dificuldades, muitas vezes enfrentadas por militares durante suas missões.
No último sábado (10) o Coordenador do PROJETO BOMBEIRO MIRIM INTEGRADO de Cornélio Procópio, Subtenente BM Haroldo,  juntamente com o Subtenente PM Affonso e os Soldados PM Ferreira e Adriana do 18º BPM,  organizaram com sucesso um acampamento para os as crianças do projeto.
O grupo partiu do TIRO DE GUERRA 05/002- às 08h caminhando cerca de 09 KM acompanhados por militares, alguns pais e voluntários até a Fazenda São Francisco onde o acampamento efetivamente ocorreu, retornando às 10h de domingo.
Com o objetivo de promover instruções e também aproximá-los um pouco mais das dificuldades, muitas vezes enfrentadas por militares durante suas missões em ambientes hostis, foram realizadas, montagens de barracas, rapel, tirolesa, pista de orientação/ progressão, atividade aquática, técnicas de fogo (primitivas), segurança através de organização de guardas noturnas, além do próprio esforço físico empenhado em todos os exercícios e técnicas desenvolvidas.
O Projeto que há 03 anos acontece em Cornélio Procópio busca inserir os bombeiros mirins nos mais variados serviços prestados tanto pelo Corpo de Bombeiros, como da Polícia Militar e, sobretudo, nas missões que envolvam o contato com a sociedade, mostrando-lhes o quanto seu papel de cidadão e militar se faz necessário na construção de um futuro com pessoas mais proativas e responsáveis.


Fonte: P5 - Setor de Comunicação do 18º da Polícia Militar (Via Grupo Amigos da Notícia)