NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Barragem em Bento Rodrigues em Mariana Minas Gerais, rompe e causa inundações

Barragem se rompe e causa inundações com vários desaparecidos,em MG

 (Foto: Luís Eduardo Franco/TV Globo)
Uma barragem de rejeitos se rompeu na tarde desta quinta-feira (5), no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, a cerca de 120 km de Belo Horizonte. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros em Ouro Preto, moradores da região disseram que há pessoas soterradas e ilhadas.
Foram enviadas ao local viaturas e cães farejadores auxiliam nas buscas por vítimas. O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos. Várias casas foram alagadas.
A Barragem de Fundão pertence à mineradora Samarco e fica cerca de 25 quilômetros de Mariana. Em nota, a empresa confirmou o rompimento, ocorrido na unidade de Germano, entre Mariana e Ouro Preto.

“A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência”, afirma a nota da empresa. (veja texto na íntegra no fim da reportagem)

Local evacuado
A Prefeitura de Mariana informou que o distrito está sendo evacuado, e a orientação para os moradores é que sigam até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas. Porém, ainda não há informação oficial sobre número de mortos ou feridos.
NOTA DA SAMARCO MINERAÇÃO:
A Samarco informa que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, localizada na unidade de Germano, nos municípios de Ouro Preto e Mariana (MG).  Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas. Por questão de segurança, a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência. Fonte:Obrnoticias/LucianoPaixão


Novembro Azul: campanha nacional de conscientização sobre o câncer de próstata


Previna-se Procure uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. 

Mãe de bebê morto pelo padrasto é indiciada por homicídio

Graziele Cristina de Oliveira, de 20 anos, mãe do bebê morto pelo próprio padrasto em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná, foi indiciada pela Polícia Civil por participação no crime cometido contra a criança. O menino, de apenas um ano e três meses, foi espancado até a morte por Henrique Araújo, de 21 anos, no último dia 26. Preso um dia após cometer o homicídio, o rapaz se matou na carceragem da Delegacia de Santo Antônio. As informações são do Tá no Site. Inquérito concluído pela Polícia Civil na quarta-feira (4) dá conta de que a mãe da criança poderia ter agido para evitar a morte do filho. De acordo com as investigações, ela teria presenciado a criança ser agredida por Araújo e nada feito para impedir o espancamento. A jovem vai responder por homicídio doloso consumado por omissão. O inquérito já foi encaminhado ao Ministério Público (MP). Graziele deve responder à acusação em liberdade. (com informações do Tá no Site) bonde

RESGATE DE ANIMAIS EM UMA ILHA NO RIO TIBAGI

No final da tarde de quarta feira (04) de novembro, após uma denuncia, levou  a Policia Ambiental, Corpo de Bombeiros e  juntamente com a ADA Associação Defensora de Animais de Londrina, a realizarem um  resgate de 16 cães  e um gato, todos doentes, desnutridos  e com muita fome. Foi um resgate emocionante e triste ao mesmo tempo, pois os animais viviam em um local com falta de higiene e de difícil acesso, em uma ilha no rio Tibagi  entre os municípios de Ibiporã e Jataizinho, felizmente o resgaste correu tudo bem sem qualquer incidente. Os dezessete  animais eram mantidos precariamente pelo Senhor Vladimir (46) que mora no local há vinte e seis anos, mas mesmo ele gostando dos animais  infelizmente não tinha as mínimas condições de mantê-los saudáveis. O Sr. Vladimir irá responder pelo crime de maus tratos aos animais, já os animais foram encaminhados para a ADA onde receberão toda a assistência necessária. Fonte:milenium

Aluno é alvejado a tiros dentro de escola em Jataizinho

Um adolescente de 17 anos foi baleado dentro da escola onde estuda na noite de quarta-feira (4) em Jataizinho, região metropolitana de Londrina. O crime aconteceu por volta das 19h30 no Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza, na rua Nicola Pansardi, centro da cidade. 
De acordo com testemunhas, dois suspeitos pularam o muro e invadiram a escola. Depois de procurar a vítima na sala de aula e não encontrá-la, a dupla saiu andando pelos corredores e localizou o adolescente. Ele foi alvejado com pelo menos cinco disparos. Após o crime, os suspeitos fugiram. Conforme a Polícia Militar (PM), uma ambulância do Samu fez o transporte do garoto ao Hospital Universitário (HU) em Londrina, onde passou por exames e foi encaminhado ao centro cirúrgico. O quadro de saúde dele é estável, conforme a assessoria. 
Ainda segundo a PM, a vítima já havia sido apreendida em outras ocasiões; nesta semana, por porte de entorpecentes. Os dois suspeitos já foram identificados: um seria maior e outro de idade ainda não confirmada. Entretanto, até as 7h30 de hoje nenhum deles havia sido preso. Até a publicação desta matéria a reportagem não havia conseguiu contato com a diretoria do Colégio. Esta matéria pode ser atualizada a qualquer momento.Fonte:bonde/noticiaurai