NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Amunop prefeitos reúnem em Nova Fátima

PREFEITOS QUE FAZEM PARTE DO CODENOP DECIDEM COMPRAR PATRULHA ASFÁLTICA..

Os Prefeitos da região da AMUNOP que também são membros do CODENOP,(Consorcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Território  Nordeste do Paraná. Reuniram-se no dia (23) no município de Nova Fátima para tratarem de assuntos de interesse dos municípios que fazem parte do Consórcio. Segundo o Presidente do Consórcio o prefeito Nilson Xavier (cabeça) disse que durante a reunião foram tratados de assuntos relacionados aos desenvolvimentos dos municípios, entre eles está a compra da PATRULHA ASFÁLTICA que estará atendendo os (11) municípios integrantes do CODENOP, ainda ressaltou que durante a reunião ficou decidido entrar com processo licitatório para a compra da mesma. “Nós  prefeitos queremos fazer uma boa administração, sempre buscando os interesses da população”. Concluiu o prefeito.

Menor agride Comerciante a pauladas

Comerciante agredido a pauladas em tem sua loja destruída

Por volta das 11h da manhã de quinta feira (23), uma confusão nas proximidades do Fórum em Nova Fátima (33 Km de Cornélio Procópio), quase termina em tragédia. O Sr.Edson, de 57 anos, comerciante no ramo de confecção no município, teve sua loja furtada na noite de véspera do feriado de 21 de Abril  e contou que viu um rapaz, já conhecido no meio policial com roupas possivelmente furtadas do seu estabelecimento.
Edson procurou a delegacia de Polícia Civil e denunciou o indivíduo, o qual ficou irritado com a atitude do comerciante e começou a agredi-lo no meio da rua, com pauladas e pedradas, ainda o adolescente atingiu o para-brisa do carro de Edson com uma pedra.
O comerciante sofreu vários ferimentos, com suspeita de uma fratura no braço esquerdo.


Com o corpo coberto de sangue, a vítima e o menor foram encaminhados pela Polícia Militar até a delegacia para prestar depoimento. O menor foi o primeiro a ser ouvido e logo liberado. Enquanto a vítima prestava o seu depoimento, o menor foi até o seu ao estabelecimento e passou destruir a loja com uma barra de ferro. O ato foi presenciado por comerciantes e populares que estavam no local. Segunda uma testemunha, ela só escutou o barulho e ficou temorosa com o que estava acontecendo. A esposa de Edson que o acompanhava chegou ao local visivelmente abalada com o prejuízo que teve e com a situação que seu marido se encontrava todo ferido. A Polícia Civil se deslocou até o local para periciar o crime de danos a patrimônio e o Sr. Edson apenas orientado a ir até o hospital realizar o exame de corpo de delito que será utilizado contra o menor na justiça. Agora cabe a promotoria da comarca do município determinar o destino do menor, mas em caso de menores infratores, mesmo os mais violentos, não há muito que fazer.
(Redação e fotos: Folha Fatimense/cnnoticias) l

Professores da UEL paralisam atividades

Servidores e professores da UEL paralisam atividades na próxima semana

Os professores e servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Hospital Universitário (HU) realizaram na manhã desta sexta-feira (24) uma assembléia unificada entre as categorias para protestar contra a tramitação na Assembléia Legislativa, em regime de urgência, do projeto de lei que prevê o uso de recursos do Paranaprevidência para pagamento das contas do Governo do Estado, que atravessa uma crise financeira. O Sindiprol/Aduel e a Assuel Sindicato programam paralisações a partir de segunda-feira (27) quando a matéria deve entrar na pauta de votação na Assembléia. "Não houve alteração no projeto que garantia ao governo R$ 8 bilhões do Paranaprevidencia, que deve ser utilizado nas aposentadorias do servidores. A única mudança foi o parcelamento na retirada do montante em R$ 142 milhões mensais. Além disso, recebemos a notícia da antecipação da primeira votação já na segunda-feira na tentativa de desmobilização dos sindicatos", criticou o presidente do Sindiprol/Aduel, Renato de Lima Barbosa. Ele informou que os professores vão paralisar as atividades na UEL nos dias de discussão do projeto, ou seja, existe a possibilidade da suspensão das aulas, pelo menos, nos primeiros dias da próxima semana. "A categoria deliberou em assembléias anteriores a paralisação nesta sexta-feira e nos dias de votação do projeto sobre o Paranaprevidência. Agora, vamos aguardar a semana que vem para discutir a possibilidade de retorno a greve", afirmou. Já os servidores da UEL e HU devem discutir a volta do movimento grevista na segunda-feira com assembleias da Assuel Sindicato no campus da universidade e no hospital. Algumas universidades paranaenses já aprovaram greve por indeterminado nesta semana. O presidente da Assuel Sindicato, Marcelo Seabra, informou que a categoria também discute no início da semana a ida de representantes da categoria para manifestações e acompanhamento do projeto do Paranaprevidência em Curitiba. "Calculamos que se a primeira votação for mesma realizada na segunda-feira, no dia seguinte, as emendas devem ser debatidas pelos deputados para votação em segunda discussão", comentou. Ele lembrou que a paralisação desta sexta-feira também é um protesto contra a falta de repasses do governo estaduais às universidades, o que provoca problemas na manutenção das atividades, como o fechamento do Restaurante Universitário (RU) na UEL. Professores estaduais A APP Sindicato realiza a assembléia estadual da categoria na manhã deste sábado (25) no Canadá Countru Club em Londrina para avaliar o pós-greve e se o governo atendeu os compromissos firmados durante as negociações com a categoria. O secretário de política sindical da APP, Arnaldo Vicente, informou os professores estaduais vão discutir durante a assembléia, a campanha salarial da categoria, o projeto de lei do Paranaprevidência e a possibilidade de paralisações nos dias de votação na Assembléia Legislativa.

bonde

Jornalista queimado é levado ao pronto socorro

Acidentes domésticos com queimadura são cada vez mais freqüentes

Manhã de sexta-feira 24, um tanto desagradável, Izaías Rodrigues tentando ajudar acabou tendo que ser ajudado. Tudo começou com um pedido de ajuda na cozinha, até normal para o redator do metropolitanoticias. Uma panela com óleo quente que por descuido do cozinheiro de plantão, superaqueceu iniciando um enorme fumasse. No desespero e despreparo para o momento, Izaías pega a vasilha e tenta colocá-la na pia. Mas o óleo entra em contato com a água e surgem as  enormes chamas. Com pânico generalizado Izaías tenta jogar a panela para fora; momento que o óleo cai sobre uma de suas mãos queimando-a. O jornalista foi até o pronto socorro da Santa Casa de Uraí, recebeu um bom atendido pelos atendentes e enfermeiros e por plantonista médico Bruno O. Nascimento. Portanto vale lembrar que acidentes doméstico podem acontecer a qualquer momento.

Veja algumas dicas em caso de queimadura.

PRIMEIROS SOCORROS NAS QUEIMADURAS

COMO AJUDAR DE FATO ?
O QUE FAZER, E O QUE NÃO FAZER ATÉ O SOCORRO MÉDICO?
1. Como saber se as pequenas queimaduras domésticas precisam ser avaliadas pelo médico?
Pequenas queimaduras de 1o grau (sem a formação de bolhas) podem ser tratadas em casa, limpando-se o local com água ou soro fisiológico e passando-se vaselina líquida várias vezes ao dia. A vaselina, que se adquire em qualquer farmácia, é uma substância neutra que vai re-hidratar a pele criando condições propícias para a regressão do processo inflamatório. Antiinflamatórios e analgésicos comuns podem ser tomados para dor. A área atingida deve ficar constantemente molhada com a vaselina e mantida exposta.
Já as queimaduras de 2o grau (que formam bolhas) devem necessariamente ser vistas pela equipe médica, mesmo que pequenas, pois cuidados devem ser tomados para evitar as possíveis complicações causadas pela má condução da ferida como, por exemplo, as infecções, necroses, manchas na pele, retrações cicatriciais e alterações funcionais.
2. O que devemos fazer no momento da queimadura, antes de chegar ao pronto socorro?
Deve-se lavar a área queimada com água limpa e fria. Com um pano limpo embebido nesta água faz-se uma compressa para proteger a ferida enquanto se chega até o hospital.
IMPORTANTE: NÃO se deve passar qualquer substância na queimadura, como óleo de cozinha, pasta de dente, pomadas amarelas etc...
Estes produtos embora proporcionem um alívio inicial da dor, podem acarretar dificuldades para o tratamento além de um sofrimento adicional para serem retirados posteriormente. A compressa fria também alivia a dor sem prejudicar o tratamento médico.

3. Podemos colocar gelo na queimadura?
O contato direto de gelo com a ferida deve ser evitado, pois este poderá causar mais agressão às células, pela baixíssima temperatura. A compressa fria tem o mesmo efeito e é bastante mais segura.

4. O que devemos fazer com as bolhas, quando se formam?
As “flictenas”, também chamadas de “bolhas” devem ser não apenas esvaziadas, mas também debridadas, ou seja, deve-se retirar a pele morta e descolada para evitar infecções. Este procedimento não deve ser feito em casa mas sim em ambiente hospitalar de condições estéreis.

5. Quais os cuidados com as chamadas queimaduras químicas?
Várias substâncias ácidas ou alcalinas provocam queimaduras de menor ou maior gravidade. Antes de se dirigir ao pronto socorro deve-se lavar a região com água ou soro fisiológico, de maneira corrente e abundante, imediatamente após o contato. Isto diminue o potencial lesivo da substância e evita que ela continue agindo no indivíduo.

6. As queimadura por eletricidade exigem cuidados especiais?
Sim, estas lesões geralmente são mais graves do que aparentam ser. É sempre conveniente levar a vítima a um pronto atendimento com os devidos cuidados para que aquele que socorre no local do acidente não se torne uma segunda vítima de choque elétrico.

7. Se houver pedaços de roupa ou outro corpo estranho aderidos á queimadura, devo retira-los antes de chegar ao P.S.?
Não, faça apenas a compressa gelada pois o debridamento deverá ser realizado no hospital em condições ideais de analgesia e esterilização, evitando inclusive sangramento desnecessário.

8. As queimaduras solares podem ser consideradas graves?
Sim, em casos extremos de exposição demasiada aos raios solares, os pacientes podem apresentar lesões de 1o e até 2o grau pelo efeito radioativo das ondas ultravioletas. Nestes casos pode ser necessário inclusive internação para curativos, reposição hídrica (soro pela veia) e medicação de suporte.
A utilização dos chamados “bronzeadores caseiros” (folha de figo, limão, etc...) torna a situação ainda mais crítica, sendo extremamente prejudiciais à pele.

9. Os curativos posteriores devem ou não “abafar”a queimadura?
De uma forma geral as queimaduras de 1o grau são tratadas por exposição (curativo aberto) enquanto que as de 2o e 3o graus por oclusão (curativo fechado), a não ser em face, pescoço e região genital. Isto poderá mudar de acordo com cada caso em particular, segundo a avaliação médica especializada.

· Estas informações têm o objetivo de orientar quanto aos primeiros cuidados com as vítimas de queimaduras, mas jamais deverão substituir uma avaliação médica especializada.


Não deixe de se informar também quanto à prevenção! 

QUEIMADURA É FOGO !

Fonte: com segurança.com
Dr. FLÁVIO HENRIQUE MENDES

Médico Especialista em Cirurgia Plástica com Doutorado pela UNESP
Presidente da Associação Paulista de Medicina Lins - APM
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP
Membro Ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS
Fellow do International College of Surgeons - FICS
 

Morre mais um motorista na RML

Motorista morre em capotamento na região de Londrina

Um motorista morreu no início da manhã desta sexta-feira (24) após acidente na PR-437 entre Alvorada do Sul e Primeiro de Maio, na Região Metropolitana de Londrina. 

De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a caminhonete S10, placas de Florestópolis, capotou na marginal da pista e a vítima ficou presa nas ferragens. O motorista foi identificado como Ivo Alves de Oliveira, 48 anos. 

O Corpo de Bombeiros de Cambé foi acionado para retirada do corpo encarcerado, que será encaminhado ao Instituto Médico de Londrina (IML) de Londrina
.

Bonde