NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Boi no telhado: Boi cai em cima de telhado de casa em Minas Gerais

(foto: Divulgação/PMMG)
Um boi acabou parando em cima de um telhado de uma casa em Conselheiro Pena, em Minas Gerais. O animal pesa aproximadamente 150 quilos e acabou afundando em meio às telhas, antes disso ele caminhou por cerca de dez metros no telhado da casa.
O resgate feito por policiais foi tranqüilo, pois o boi permaneceu imóvel e não reagiu aos movimentos para retirá-lo do local. Segundo reportagem do Uol, o fato de o dono da casa já ter sido vaqueiro ajudou no salvamento.
O boi não sofreu nenhum ferimento, e como não foi encontrado nenhum dono ele foi solo em uma área rural da região.

INSS: Ainda em estado de greve, peritos do INSS voltam ao trabalho na segunda

Após mais de quatro meses em greve, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem voltar ao trabalho na próxima segunda-feira (25). A greve começou no dia 4 de setembro do ano passado.

O presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Eduardo Cardoso, informou que será mantido o estado de greve e que os profissionais farão apenas o atendimento àqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Segundo Cardoso, não estão descartadas novas paralisações. A greve dos médicos peritos foi iniciada o dia 4 de setembro do ano passado.

“Só vamos fazer atendimentos emergenciais dos que não passaram pelas perícias. As perícias já dadas, casos de acidente de trabalho, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez – qualquer um desses serviços vai continuar paralisado. O foco é o atendimento inicial do auxílio-doença. Quem tiver perícia de prorrogação, nem adianta aparecer porque não vai ser atendido”, disse o médico. Segundo Cardoso, o atendimento não será normalizado enquanto não houver avanço nas negociações com o governo.

A decisão de retornar ao trabalho foi tomada em assembleia geral extraordinária da categoria no último dia 16, conforme registra nota da ANMP divulgada à imprensa. “Os peritos médicos do INSS irão retornar aos postos de trabalho, em estado de greve, para manter apenas o atendimento essencial, ou seja, aqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Os segurados que já se encontram amparados pelo benefício previdenciário têm seus direitos mantidos e deverão continuar recebendo”, diz o texto.

Em nota divulgada hoje, o instituto diz que o retorno dos peritos ao trabalho “permitirá ao INSS envidar esforços para uma rápida e completa regularização do atendimento à população, reduzindo o tempo de espera pela perícia médica e agilizando a conclusão dos processos represados”. Além disso, o INSS informa que os direitos dos segurados e os efeitos financeiros dos benefícios concedidos retroagem à primeira dada agendada, mesmo que a perícia médica tenha sido remarcada durante a paralisação.

Conforme estimativa divulgada pelo INSS no início deste mês, mais de 1,3 milhão de perícias deixaram de ser feitas desde o começo da greve.
Entre as reivindicações dos profissionais está o aumento salarial de 27,5%, em no máximo duas parcelas anuais, a efetivação em lei da redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais, a recomposição do quadro de servidores e o fim da terceirização da perícia médica, com retorno da exclusividade da carreira médica pericial.
Em nota divulgada no início do mês, o Ministério do Planejamento informou que o governo apresentou, em ofício enviado à Associação dos Médicos Peritos no dia 8 de dezembro, proposta que abrange a maioria dos pontos exigidos na mesa de negociação. De acordo com o ministério, os termos do acordo encaminhado aos peritos médicos incluem os mesmos itens oferecidos às demais categorias do funcionalismo, como reajuste de 10,8%, a ser pago em duas vezes, e reajuste dos benefícios sociais.

Copel Norte do Estado: Equipes da Copel reconstroem parte da rede na região Norte

(foto: Divulgação/AEN)
Em campo desde a semana passada para reconstruir trechos da rede elétrica danificados pela intensa chuva que atingiu o norte paranaense, empregados da Copel protagonizam histórias de superação para consertar os estragos. Até o momento, foram contabilizados 120 postes quebrados ou derrubados. 

Em locais como o distrito de Guairacá, em Londrina, a correnteza dos rios chegou a arrastar parte da rede elétrica, levando postes e fiação. Em Lerroville, a cheia do Rio Taquaruna deixou quatro postes quebrados. Já na região do Rio Ema, próximo à captação da Sanepar, em Rolândia, oito estruturas foram danificadas. 

O técnico de manutenção Raul Aparecido Pfahl acompanhou as cinco equipes da Copel que participaram do atendimento emergencial organizado para possibilitar a retomada do fornecimento de água ao município. “Conseguimos trocar postes e montar uma cabine para instalação de um transformador”, explica. 

Entretanto, a maior dificuldade encontrada pelas equipes foi chegar até os locais que tiveram danos na rede elétrica. Este é o caso do distrito de Guaravera, em Londrina, onde há 19 postes quebrados, como conta o técnico de projetos e obras Eduardo José Rodrigues. “Em Guaravera encontramos um senhor de 89 anos que relatou ter sido resgatado pelos vizinhos, pois em dez minutos a água invadiu sua casa. Estamos tentando acesso para reconstruir a rede no local desde a última quarta-feira (13), mas ainda não é possível passar com o caminhão”, descreve. 

TECNOLOGIA - Para recompor a rede em locais que tiveram o acesso prejudicado, as equipes têm utilizado postes de fibra de vidro, comumente aplicados no litoral paranaense. Tão resistentes quanto concreto, estas estruturas pesam de 90 kg a 230 kg. Os postes convencionais têm, no mínimo, 660 kg. “Estes postes servem muito bem a esse tipo de situação emergencial, por serem mais fáceis de carregar”, explica o gerente de manutenção Rodrigo Zempulski Fanucchi. O material foi utilizado, inclusive, para recuperação da rede elétrica que atende a captação da Sanepar no Patrimônio Regina. 

SITUAÇÃO ATUAL - Desde a última sexta-feira (15), o trabalho da Copel se concentra em atendimentos a casos individuais e de pequenos grupos de consumidores, que tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido por danos na rede. Na região metropolitana de Londrina, cerca de 90 domicílios estavam sem luz na manhã desta segunda-feira, devido principalmente à dificuldade de acesso para a reconstrução de redes. Os principais casos se concentram em Londrina, Lerroville, Jataizinho, Rolândia e Jaguapitã.


Fonte:Divulgação/AEN 

Altônia: Menino de 6 anos morre ao ser atingido por saco de milho de 600 kg

(foto: Polícia Civil)
Uma criança de 6 anos acabou não resistindo e morreu no último sábado (16) após ser atingido por um saco de milho que pesava cerca de 600 quilos, em Altônia, na região noroeste do estado. As informações são do G1.
O menino estava brincando em um barracão onde os sacos estavam guardados e foi atingido por um deles. Ele estava com um grupo de amigos e acabou se separando e foi sozinho ao barracão.
A Polícia Civil acredita que um dos sacos rasgou e o de cima não teria conseguido suportar e acabou caindo em cima da criança.
Fonte;dobem parana

Cornélio Procópio: Agente penitenciário é baleado na Cadeia local; Acusado levava droga para detentos

De acordo com o Tenente André Kovalczykowski, Subcomandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Cornélio Procópio, na tarde de domingo (17), por volta das 17h, um soldado da PM que realiza a segurança da Cadeia Pública do município entrou em luta corporal com um indivíduo que tentava levar droga para os detentos e em determinado momento, o meliante conseguiu pegar a arma do policial e ao fugir, atirou, atingindo um agente penitenciário.

Segundo o tenente, geralmente os agentes do DEPEN autorizam parentes a levarem remédios para os presos fora dos dias das visitas e nesta situação em particular na tarde de domingo, ao averiguar o medicamento que o meliante trazia consigo, uma pomada contra dor, foi verificado que em seu interior havia uma porção de droga.
Ao receber voz de prisão, o meliante teve um ataque de fúria e reagiu, entrando em vias de fato com o policial, onde conseguiu pegar a sua arma.
O meliante conseguiu fugir, mas antes efetuou o disparo, atingindo a mão do agente que tentava ajudar o PM.

A equipe do SIATE foi acionada para socorrer o agente ferido e conforme o relato do socorrista Antunes, que atendeu a ocorrência juntamente com o socorrista Mendonça, a vítima, de 41 anos de idade, teve um ferimento lacerante na mão, com perda óssea e intenso sangramento, com possíveis danos em nervos e tendões

O ferimento causava dores intensas no agente penitenciário e após receber os primeiros socorros, foi encaminhado rapidamente até a Santa Casa, onde foi recebido pela equipe clínica do hospital, informou Antunes.

O Ten. André informou que o meliante já foi identificado e está sendo procurado, como também foi aberta uma sindicância interna para apurar os fatos.

Fonte: cornélionotícias Bruno Magalhães

Material escolar: Pesquisa de material escolar mostra variação acima de 1.000%

O Procon de Cornélio Procópio, realizou pesquisa entre os dias 04 a 07 Janeiro, para avaliar a diferença dos preços de matérias escolares no comércio do município.
No total, 8 estabelecimentos foram pesquisados e perto de 166 itens foram avaliados pela equipe composta por 6 profissionais da instituição, comandados pelo coordenador Edenilson de Souza.
A maior variação entre os produtos, chegou aos incríveis 1.160%, sendo que a menor foi de 19% Em comparação com o ano passado os preços aumentaram em 5% .
Em entrevistas as emissoras de rádio local, Edenilson recomendou que o consumidor utilize as informações para economizar nas compras neste início de ano, salientando que o comércio de Cornélio Procópio oferece  grandes oportunidades de compras de vários produtos desta modalidade, com preços que valem a pena.

Fonte: Odair Matias/conélionoticias

Uraí: Acidente na Avenida Iguaçu deixa jovem gravemente ferido

Aconteceu na noite de sábado (16) de janeiro por volta das 21h:30m, grave acidente na Avenida Iguaçu – PR-442, envolvendo um veículo e uma motocicleta. Entre os envolvidos no acidente estavam o Sr. Ângelo Tarantini condutor do veículo Ford Verona, e Benonios  condutor da motocicleta HONDA/ BROS 150.
Segundo informações, o veículo Verona, saiu da rua Francisco Fernandes, no conjunto Sebastião Vince, entrando na avenida Iguaçu e conseqüentemente acabou se envolvendo neste grave acidente. O motociclista sofreu uma queda gravíssima, momento que ficou desacordado, a equipe do SAMU fez o atendimento no local encaminhando para o Pronto Socorro da Santa Casa em Uraí e imediatamente foi transferido para a Santa Casa de Cornélio Procópio. O motociclista chegou na Santa Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio em estado grave, com suspeita de ter sofrido traumatismo craniano.
Os veículos envolvidos foram encaminhados ao pátio do 3º Pelotão da Policia Militar de Uraí, para as devidas providencias.

Congonhinas: Prefeito Dr. José Olegário Sanciona Lei que Aumenta o salário do funcionalismo público

O prefeito municipal de Congonhinhas, Dr. José Olegário sancionou na sexta-feira (15) a lei que reajusta o salário do funcionalismo público.
O piso salarial na área da educação terá um aumento de 11.68%. Nas demais categorias, o aumento será de 10.67%.
O reajuste já é válido a partir desse mês (Janeiro).
A prefeitura busca sempre oferecer o melhor para os seus funcionários, que fazem um excelente trabalho colaborando com o crescimento do nosso município. O reajuste mostra que o prefeito Dr. José Olegário administra o município com austeridade e competência, reconhecendo o belo trabalho prestado pelos funcionários públicos.
Fonte:congoticias