NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

domingo, 13 de março de 2022

Prefeituras de várias cidades estão aderindo ao novo piso salarial para professores no Paraná

 

 

Na última terça-feira (8), foi a vez da Prefeita Alcione Lemos da cidade de Jaguariaíva (217 km de Cornélio Procópio) cidade com aproximadamente 35 mil habitantes. 

Em nota oficial a prefeita de Jaguariaíva escreveu o seguinte recado – 

Sempre buscando a valorização dos profissionais e a excelência na educação, assinei nesta tarde, a concessão de aumento do Piso Nacional para a carreira do Magistério. Após aprovação pela Câmara de Vereadores, o inicial do Magistério passará a ser de R$ 3.845,63 para os professores com 40 horas semanais, e de R$ 1.922,82 para 20 horas. Outra boa noticia é o Rateio do Fundeb. Com balanços e cálculos fechados pela secretaria de Finanças, o próximo passo é a elaboração de projeto de lei e encaminhamento para apreciação do Legislativo e previsão de pagamento para o mês de abril!” 

Além de Jaguariaíva, Telêmaco Borba, Sertaneja, Tamarana, Abatiá e vários outros municípios, já acenaram positivamente no sentido do cumprimento da portaria que garante mais de 33% de reposição salarial aos professores do Magistério. 

Em Cornélio Procópio, o assunto começou a ser discutido, após o requerimento aprovado por unanimidade dos vereadores Odair Matias e Fernando Pepes, solicitando ao prefeito de Cornélio Procópio que faça a análise do impacto financeiro e cumpra a lei federal concedendo o aumento no salário dos professores. 

Último posicionamento oficial e público do prefeito Amin Hannouche sobre o assunto é que, o município não teria condições para conceder tal benefício pois a medida poderá impactar negativamente a economia da prefeitura.

A posição do prefeito foi totalmente refutada pelos professores e APP Sindicato. Estes argumentam que, como vêm acontecendo nas demais cidades que estão cumprindo a lei, a adequação ao orçamento do novo piso é perfeitamente possível devido aos reajustes anuais percebidos no FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, que é um conjunto de fundos contábeis formados por recursos dos três níveis da administração pública do Brasil, estes têm o objetivo de promover o financiamento da educação básica pública.  

Conteúdo Odair Matias. 

Drogas são apreendidas por PRF e PM: Ação conjunta resulta em grande apreensão de maconha no Norte Pioneiro

 Ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar nesta quinta-feira (10) resultou em grande apreensão de droga na cidade de Japira, no Norte Pioneiro paranaense.

A equipe da PRF vinha em acompanhamento tático a um veículo com dois ocupantes, este fugiu da abordagem na BR-153, no momento em que carro suspeito passava pelas proximidades de Japira, a equipe solicitou apoio à Polícia Militar para o cerco.

O veículo entrou na cidade, quando as equipes policiais conseguiram abordá-lo em uma das ruas do centro.  Os dois suspeitos se evadiram, sendo um abordado nas redondezas, porém o segundo elemento desapareceu se embrenhando em uma mata, localizada nas redondezas.

Em buscas no veículo, foram encontrados 141kg de maconha. 

De acordo com o suspeito preso, de 34 anos, eles seguiam de Cruzeiro do Oeste/PR com destino ao Estado de Minas Gerais.

Com informações do Portal “Tánosite”.



FIOS CAIDOS CAUSAM ACIDENTE GRAVE: Instalação de fios de telefonia e internet, provocam acidente com vítima em Cornélio Procópio



Uma procopense foi vítima de um problema recorrente que, a cada dia se agrava em Cornélio Procópio. As instalações precárias de fios de telefonia e internet na cidade. O problema já foi denunciado por mais de uma vez em matérias realizadas por este repórter. 



De acordo com o relato da vítima, Sandra Mendes, ela transitava com sua moto na noite de sábado (26), pela rua das Cravinhas no Jardim Panorama quando, não conseguiu enxergar os fios caídos pendurados na rua, estes enroscaram em seu corpo jogando-a violentamente no chão junto com sua moto.

Sandra foi atendida pelo SAMU, e teve de ser internada por três dias na Santa Casa. Onde foi tratada com 7 pontos no rosto, escoriações por todo o corpo, concussão na parte superior do olho esquerdo.

A falta de regras para ocupação e instalações de fios de telefonia em postes na cidade, deixa um novo problema que, nem sempre está visível para os leigos porém, segundo podemos perceber pelas fotos enviadas por Sandra e captadas por este repórter, que a cidade precisa regulamentar a situação antes que aconteça um problema ainda maior. 

O assunto está pautado para a próxima reunião ordinária dos vereadores na Câmara municipal. 

Com informações de  Odair Matias.