NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

domingo, 6 de dezembro de 2015

iocruz comprova relação entre zika e doença rara

A Fiocruz de Pernambuco comprovou em pacientes brasileiros a relação entre zika vírus e a Síndrome Guilliam-Barré (SGB), uma doença autoimune rara que também apresentou aumento atípico nos últimos meses nos Estados do Nordeste. O achado aumenta o sinal de alerta em torno da infecção pelo zika, principal suspeita da epidemia de microcefalia identificada no País. O vírus, que chegou no Brasil este ano, está presente em 18 Estados, incluindo São Paulo e Rio. 

"A ligação da síndrome com o vírus é inequívoca", avaliou o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e responsável pela identificação da chegada do zika vírus no Brasil, Kleber Luz. Questionado, o Ministério da Saúde disse que o assunto está sob investigação. 

Os resultados foram obtidos em trabalho feito pela pesquisadora Lúcia Brito, chefe do serviço de neurologia do Hospital da Restauração, de Pernambuco. A análise identificou a presença do zika no líquido espinal e no sangue de sete pacientes que apresentaram a SGB. As suspeitas sobre a relação entre a infecção pelo zika e a síndrome surgiram na Polinésia, quando pesquisadores identificaram um aumento do número de SGB logo depois de uma epidemia da doença. 

"A infecção pelo zika, por si só, pode ser branda. Mas ela tem potencial de provocar sérios problemas, tanto para fetos quanto para adultos", avaliou o pesquisador da Fiocruz e coordenador da análise que comprovou a presença do zika nos pacientes com SGB de Pernambuco, Carlos Brito. 

O número de casos de SGB cresceu de forma expressiva no Nordeste do País entre abril e junho, pouco depois que os Estados apresentaram a epidemia de zika. No Rio Grande do Norte, foram 24 casos de SGB - quatro vezes mais do que a média histórica. Em Pernambuco, foram encontrados 130 casos, também um aumento expressivo diante dos indicadores tradicionais. A notificação aumentou ainda no Maranhão e Paraíba, com 14 e seis casos, respectivamente. 

Especialistas discutem agora com governo estratégias para tentar acompanhar o impacto da zika e as relações com SGB. Entre as propostas está criar um grupo para identificar, o mais rapidamente possível, primeiros sinais da SGB e encaminhar pacientes para tratamento. A ideia é também organizar um comitê de estudo para avaliar qual a evolução da SGB. 

A síndrome Guilliam-Barré afeta em média uma pessoa a cada cem mil habitantes. A reação geralmente ocorre depois de uma infecção provocada por bactéria ou vírus. Em alguns casos, terminada a infecção, o sistema autoimune do paciente sofre uma "pane" e identifica células do organismo como invasora e passa a atacá-las. 

O ataque das células de defesa provoca um processo inflamatório e a destruição da bainha de mielina, uma espécie de capa que recobre os nervos periféricos. O resultado é o bloqueio da passagem dos estímulos nos nervos, levando à paralisia. 

Um dos primeiros sinais da SGB é a fraqueza muscular, geralmente nas pernas. O processo pode evoluir, atingindo tronco e membros superiores. O maior risco é de a paralisia afetar também músculos respiratórios. A mortalidade da doença é considerada baixa. Uma parcela pequena de pacientes de SGB pode ficar com sequelas. Brito afirma que a maioria dos casos, a recuperação ocorre de forma tranquila. "É um processo longo, que pode levar até 90 dias. Muitos pacientes ficam internados", contou.
BONDE

Formatura dos Bombeiros Mirins reúne centenas de pessoas

Na noite desta sexta feira, dia 04, O Corpo de Bombeiros realizou a formatura dos Bombeiros Mirins de Cornélio Procópio, projeto este que foi desenvolvido durante este ano de 2015.
Sob o comando do Sargento Haroldo, durante todo o ano as crianças realizaram várias atividades, entre elas, blitz educativa, aulas teóricas, conhecimento de legislação no trânsito, aulas de natação e muitas outras atividades.
A Cerimônia aconteceu no salão do SESC de Cornélio Procópio, onde compareceram várias autoridades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e o Prefeito Municipal Fred Alves.
Fonte: CNnoticias.

Rapaz morre afogado em Rancho Alegre

O procopense Edmar Gonçalves Castilho, 39 anos, morreu afogado na noite de sexta-feira, 04, ao cair do trapiche às margens de uma represa, em trecho situado ao lado de uma chácara, no rio Congonhas, na região do município de Rancho Alegre, 41 km de Cornélio Procópio. Segundo informações do soldado Soares, o Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 21h30, e, apesar de não fazer busca noturna, seguiu até o endereço citado para fazer uma averiguação do local.
Na manhã deste sábado, 05, o corpo do homem foi encontrado ainda durante vistoria na superfície sem necessidade de equipamentos de mergulho.

“Edmar teria ido pescar com um amigo, que tentou salvá-lo, mas, não obteve êxito”, acrescentou. O corpo foi encaminhado ao IML de Londrina.
Soares fez questão de lembrar que, neste período de calor propício para pescaria e banho, as pessoas não devem jamais se esquecer de usar colete salva-vidas às margens de rios. Além de Soares, a equipe de resgate contou também com o apoio dos soldados Maike e Borota.
Fonte: Câmera Repórter

Jovem atropelado por trem morre em Arapongas

Imagem ilustrativa
O jovem que foi atropelado por trem na última quinta-feira (3), em Arapongas, morreu na madrugada deste sábado (5). A vítima, identificada como Luan Rodrigo do Nascimento, atravessava a linha férrea com fone de ouvido, quando foi atropelado por uma locomotiva que passava pelo local.
O rapaz chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Regional João de Freitas, onde permanecia internado em estado gravíssimo.
Luan está sendo velado na Capela Prever de Arapongas. O sepultamento será no domingo (6), às 10h.

Embriagado: Homem é preso após agredir socorrista do Samu

Um homem de 35 anos foi preso após agredir uma socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de 39 anos, em Sarandi, região metropolitana de Maringá. A ocorrência foi registrada na noite deste sábado (5), em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. O agressor teria ligado para o Samu para solicitar atendimento a sua esposa, que passava mal dentro de casa. Ainda no imóvel, Alessandro dos Santos começou a reclamar da demora da chegada da ambulância. Ao chegar na UPA, no entanto, ele impediu que os agentes do Samu retirassem a maca com a sua mulher, deu um soco nas costas da socorrista e a empurrou. Santos foi detido e levado à delegacia. O parceiro da vítima presenciou a agressão e testemunhou contra o agressor. Santos admitiu ao delegado que havia bebido cerveja durante o dia. A Polícia Civil vai abrir inquérito para investigar o caso. A atendente do Samu passa bem.

Acidente na região de Londrina deixa dois mortos e quatro feridos

Acidente de trânsito na região de Londrina, no começo da madrugada deste domingo (6), deixou duas pessoas mortas e quatro feridas. Dois carros bateram de frente por volta da meia noite no km 19 da PR-170, em Porecatu. 
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista de um Kadett, com placas de Centenário do Sul, teria invadido a pista contrária e se chocado contra um Honda Civic de Porecatu. 
Dois passageiros do primeiro carro morreram, sendo um no local e outro no hospital. Até as 8h30, os corpos seguiam sem identificação no Instituto Médico Legal (IML), mas trata-se de um homem e uma mulher, conforme a PRE. O motorista, que segundo informações de familiares seria inabilitado, fugiu após a colisão e não foi localizado. Uma terceira passageira sofreu ferimentos sem gravidade, foi socorrida por ambulância de atendimento emergencial e levada a um hospital de Florestópolis. 
O motorista do Civic, Antonio Paranhos da Silva, 80 anos, e dois passageiros, Onofre Pereira dos Santos, 72, e Eugênio Pereira dos Santos, 28, foram levados com ferimentos leves a hospitais da região e passam bem. 
A Polícia Civil de Porecatu vai abrir inquérito para investigar as causas e eventuais responsabilidades pelo acidente.
Fonte: Bonde 

Empresário Londrinense dispara: "Londrina é podre"

Citado na quarta fase da Operação Publicano, o empresário londrinense Rachid Zabian foi encaminhado à sede do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na quinta-feira (3) para prestar esclarecimentos. Em rápida entrevista coletiva após o depoimento, ele negou as acusações e se disse "estarrecido" com o fato de ter tido o nome envolvido no esquema de corrupção descoberto dentro da Receita Estadual. "Essa cidade é podre e está cheia de problemas. Não é justo o que estão fazendo comigo", disparou. 
Questionado sobre o teor de seu depoimento ao Gaeco, Zabian alegou que o delegado do órgão mostrou a foto de um auditor fiscal e perguntou se ele o conhecia. "Disseram que era um cidadão que trabalhava na Receita, e eu garanti que não o conheço", contou. 
Zabian disse, ainda, não entender por qual motivo estão tentando envolver o nome dele no esquema de corrupção. "Não conheço ninguém da Receita e nunca participei de nada disso. Estou desgostoso com esse tratamento. É um absurdo o meu nome sair na imprensa antes mesmo de me comunicarem", criticou. 
Rachid Zabian é apenas um de diversos empresários ouvidos pelo Gaeco na quinta-feira. Questionado se eles prestaram depoimentos na condição de testemunhas ou de acusados, o promotor Jorge Barreto da Costa desconversou: "Todos os conduzidos coercitivamente tem algum envolvimento, ou pelo menos, conhecimento. A definição se são testemunhas ou partícipes será possível saber após o encerramento das investigações". 

Procopenses da Receita Estadual presos pelo GAECO na Operação Publicano

O Gaeco está cumprindo muitos mandados de prisão de vários funcionários da Receita Estadual. A operação deflagrada na manhã desta quinta-feira é mais uma fase da Operação Publicano. De acordo com a Policia Militar do 18º Batalhão foram cumpridos nesta manhã (03) três mandados de prisão em Cornélio Procópio, sendo os auditores: Marcelo Melle, Ronivaldo Costa Zani e Edilson Ferreira.
Os mandados de prisão, estão sendo cumpridos em Arapongas, Apucarana, Cascavel, Cambé, Cornélio Procópio, Curitiba, Ibiporã, Londrina e até em Minhas Gerais e São Paulo. Todos os presos estão sendo encaminhados para Londrina.
Equipe RC 
Leia a matéria completa de Sérgio Ribeiro:
Gaeco deflagrou a quarta fase da Operação Publicano em Curitiba, Londrina e região
Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a quarta fase da Operação Publicano em Curitiba e Londrina, na região norte, nesta quinta-feira (3). A ação combate um esquema de corrupção descoberto na Receita Estadual do Paraná.
Foram expedidos mais de 100 mandados judiciais, sendo 47 de prisão, 52 de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento, e 49 de busca e apreensão. Até as 9h30, 41 pessoas foram presas, sendo sete na capital, conforme o Gaeco. Uma delas é considerada chefe da quadrilha.
Conforme o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a nova etapa da Publicano está ligada a fatos ocorridos entre 2008 e 2014 não apurados nas fases antecedentes. De acordo com as investigações, o esquema funcionava da seguinte forma: os auditores fiscais não faziam as fiscalizações corretamente e não autuavam as sonegações. Depois, a quadrilha cobrava propina dos empresários para anular débitos e reduzir, por meio de fraudes, o valor dos impostos.
Em depoimentos, alguns investigados afirmaram que parte do dinheiro desviado era destinada a campanha do governador do Paraná Beto Richa (PSDB). O governador nega a acusação. De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o esquema de corrupção movimentou cerca de R$ 750 milhões.
Dos mandados de prisão, 44 são contra auditores fiscais, sendo 35 envolvidos em outras fases da operação. Além disso, são cumpridos mandados de busca e apreensão em gabinetes da Receita Estadual, em residências e num escritório de advocacia. Foi decretada ainda a quebra de sigilo bancário de 19 pessoas ou empresas.
Entre os presos nesta fase está o ex-inspetor geral da Receita Estadual Márcio de Albuquerque Lima. Para o Ministério Público do Paraná (MP-PR), Lima é considerado o chefe da quadrilha, pois gerenciava o esquema. Ele teve a prisão preventiva decretada em março, chegou a ser considerado foragido, e estava em liberdade. A mulher de Márcio, Ana Paula Lima, também foi presa.
Conforme o Gaeco, a maioria dos mandados de prisão é contra investigados que já tinham sido presos em fases anteriores e estavam em liberdade.
Etapas anteriores
A Operação Publicano teve início em março deste ano e já prendeu dezenas de investigados.
No dia 27 de abril, a Justiça aceitou denúncia contra 62 investigados na primeira fase. Entre eles estão15 auditores fiscais, 15 empresários e 14 investigados que eram considerados "laranjas" do esquema. Eles foram denunciados pelos crimes de corrupção passiva, formação de organização criminosa, falso testemunho e falsidade ideológica.
A segunda fase foi realizada em junho e prendeu mais de 50 pessoas. Desta vez, o foco foi a cúpula da Receita em Londrina. Nesta etapa, a Justiça aceitou a denúncia do MP-PR contra 125 acusados.Entre os réus estão auditores fiscais, contadores, advogados e empresários, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa, tráfico de influência e concussão – quando se exige dinheiro ou vantagem em razão da função que se ocupa.
Já a terceira etada da operação foi desencadeada em outubro. Foram presos o ex-delegado da Receita José Luiz Favoreto, o irmão dele, Antônio Pereira Junior Favoreto, além da esposa de Antônio, Leila Pereira. O advogado André Arruda também foi preso. Todos foram detidos em Londrina, com exceção de Leila, que foi presa em Curitiba. O Ministério Público apresentou denúncia contra 18 pessoas. Entre os crimes denunciados, estão organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
Beto Richa citado
O conteúdo dos depoimentos que afirmaram que parte do dinheiro desviado da Receita era destinada a campanha do governador Beto Richa foram enviados pela Procuradoria Geral de Justiça do Paraná à Procuradoria Geral da República, em Brasília, estes depoimentos já que o governador tem foro privilegiado.
Além dos depoimentos contra Richa, também foram enviadas cópias dos depoimentos de um dos delatores da Publicano, Luiz Antônio de Souza. Ele fez acusações contra o deputado estadual Tiago Amaral (PSB) e o pai dele, Durval Amaral, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
Tanto o governador Beto Richa quanto o deputado Tiago Amaral negaram ter participado de qualquer tipo de irregularidade. O governador afirmou que homens públicos estão sujeitos a acusações levianas, mas que o governo se preocupa em por um fim ou amenizar as ações de corrupção. Disse ainda que tem acompanhado o caso com tranquilidade. O conselheiro Durval Amaral não foi encontrado para comentar o caso.

Formatura: Escola Pingo de Gente realizou formatura 2015

Em uma grande noite de gala a Escola Pingo de Gente realizou no sábado (5/12) a formatura de uma de suas turmas. O cerimonial de colação de grau dos formandos do 5º Ano, aconteceu no Restaurante Yukas, com a presença de familiares e amigos. Aconteceram diversas homenagens aos formandos e pais coroando com a benção do Padre Vanini.