NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

terça-feira, 12 de maio de 2020

305 municípios já iniciaram entrega do Cartão Comida Boa no Paraná



O Cartão Comida Boa já começou a ser distribuído em 305 municípios do Paraná (76,4% do total de 399) e alcançou 36.326 beneficiários até as 17h desta segunda-feira (11), segundo balanço divulgado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
Mais de 15 mil paranaenses, inclusive, já utilizaram o sistema com voucher nos supermercados e estabelecimentos credenciados, gerando circulação de R$ 681,7 mil no comércio.
O sistema ficou indisponível por 2h55 nesta tarde depois de uma tentativa de invasão, o que prejudicou as entregas. A plataforma já foi estabilizada e as entregas vão recomeçar a partir desta terça-feira (12), de acordo com os calendários estabelecidos pelos municípios – em Curitiba, ele segue a data do nascimento. Esse benefício é operacionalizado por meio de um cartão com proteção por QR Code.
Estão aptos a receber o vale os 840 mil inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e cerca de 168 mil microempreendedores individuais, contribuintes individuais do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e trabalhadores informais de qualquer natureza. O auxílio vai vigorar durante o período da pandemia do novo coronavírus. Ele impactará mais de um milhão de beneficiários.

DIREITO - Para ter direito ao cartão é preciso ser maior de 18 anos, com exceção de mães adolescentes, ter renda familiar mensal per capita não superior a meio salário mínimo ou renda familiar total que não ultrapasse de três salários mínimos. Os paranaenses inscritos no CadÚnico precisam apenas apresentar documento com foto e CPF no local indicado pelo município. Os demais poderão solicitar o cartão mediante assinatura de autodeclaração.
Pelo portal www.cartaocomidaboa.pr.gov.br ou pelo telefone 0800 200 4150 os interessados poderão verificar se estão inscritos no CadÚnico e obter informações sobre o auxílio, inclusive os locais de retirada dos vales e os estabelecimentos credenciados.

CURITIBA - Em Curitiba, a distribuição começou em 67 igrejas em todas as regiões da cidade. O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, supervisionou a entrega em alguns destes pontos. “Esta é uma iniciativa do Governo do Estado para dar mais um auxílio para as pessoas poderem se alimentar nesse momento de crise gerada pela pandemia de Covid-19. Os voluntários das igrejas trabalharam desde as 6h junto com o Exército e as equipes da Secretaria fazendo as entregas”, disse.
Quem saiu com o cartão na mão de um dos postos de distribuição de Curitiba foi Gislaine Ferreira Elias, que vende sacos de lixo, mas está desempregada no momento. “É um auxílio emergencial que vai ajudar bastante. Estou desempregada, tenho uma filha de 10 anos e o meu pai está doente”, afirmou. “E o processo foi bastante simples, tanto para fazer a consulta no site quanto para retirar o cartão”.
José Francisco Lourentino da Rocha, aposentado, é morador do bairro Umbará, também em Curitiba. Ele disse nesta segunda-feira (11) que escutou a mensagem do auxílio emergencial em uma emissora de rádio. O benefício ajudará a atravessar esse período de vacas mais magras. “Vou comprar arroz, feijão e leite”, resumiu.
Na capital são 91,4 mil famílias beneficiadas. Para evitar aglomerações, foi delineado um calendário de retirada dos cartões. Nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril retiraram nesta segunda. Nascidos nos demais meses devem se orientar pelo cronograma do mês do nascimento AQUI.

Com Informações da Agência Estadual de Notícias. (AEN)

Policia Militar de Rancho Alegre registra furto de pneus



No sábado 09 de maio, por volta das  07h35min,  compareceu no Destacamento da Policia Militar de Rancho Alegre, um  noticiante que passou a informar  sobre o furto das quatro rodas com pneus da marca Michellin 265-70-15 de sua caminhonete Hillux SW4, uma motocicleta Honda CRF 230, sem placa de identificação e ainda uma geladeira que se encontrava na parte externa da casa.
A vítima informou ainda que a portão da residência encontrava-se  trancado e que foi arrombado, da mesma forma que o alarme do veículo não disparou.
Diante ao fato exposto, o noticiante foi orientado quanto as procedimentos a serem tomados.

POLICIA: Policia Militar de Rancho Alegre faz abordagem e apreende duas armas

A equipe de serviço da Policia Militar de Rancho Alegre, na tarde de sábado 09 de maio em patrulhamento pela estrada de Frei Timóteo, nas proximidades da Água da Esperança, próximo a  igreja, se depararam com dois indivíduos portando duas armas de fogo.
Os homens foram abordagem e constatou-se que realmente se tratava de duas armas longa calibre 22 e com 10 munições intactas do mesmo calibre.
Questionado os indivíduos, eles  informaram que as referidas armas eram de suas propriedades e que estavam ali para caça de porcos (javali) nas imediações daquele local.
Diante ao exposto, e com as afirmações,  foi dado voz de prisão aos dois indivíduos e encaminhados juntamente com as referidas armas e munições á Delegacia da Policia Civil para os devidos procedimentos, conforme determina a lei.


POLICIA: Ação da Soldado Dhynes salvou o Bebê que engasgou com leite.

Na manhã de domingo 10 de maio, DEUS iluminou sobre a equipe de plantão da Policia Militar de Uraí. No instante que a equipe de plantão da Policia Militar do 3º.Pelotão, composta por SD.Diego e a SD.Dhynes, realizavam patrulhamento na Av. Argemiro Sandoval, visualizaram um veículo gol vindo atrás da viatura em alta velocidade, buzinando e sinalizando para equipe. Os ocupantes do veículo gritavam desesperadamente por socorro, um grito ecoou fortemente "salva a minha filha”, a soldado Dhynes estacionou a viatura e correu ao encontro da mãe que desesperada entregou sua filha nas mãos da policial.

A bebezinha de apenas oito meses, não estava respirando, a boca estava roxa e o corpo estava mole, a policial rapidamente realizou a manobra de heimlich, quando observaram que a bebê retomou seus sinais vitais.
Os soldados pegaram a bebê juntamente com o mãe colocaram na viatura e de giro flex ligado dirigiram rapidamente até o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Uraí. A Sd. Dhynes com a nenê em seu colo acompanhando a sua respiração atentamente até chegar no Pronto Socorro.
Na Santa Casa foram realizado os primeiros socorros acompanhado pelo medico plantonista e vários enfermeiros, sendo que a bebê precisou de usar a mascara de alto fluxo para dar um conforto respiratório melhor.
Após todos os procedimentos, a bebê ficou em observação médica em um quarto do hospital, para uma melhor analise dos fatos.

RELATO:
Após o ocorrido e tudo mais calmo, a equipe Policial fez contato com a mãe que se chama Nádia Luana de Araújo, e a bebe Rafaeli Nicoli, com oito meses de vida, a mãe relatou que estava amamentando sua filha, quando repentinamente ela veio a engasgar com o leite, e acabou ficando desesperada e saiu gritando na rua pedindo por socorro, vindo a pessoa de Edson e saindo desesperadamente, foi quando encontraram a equipe Policial e pediram socorro. Nádia ainda emocionada desabafa, “eu não sei o que poderia ter acontecido se não fosse vocês”.
Na sequencia a Sra. Nádia foi orientada quanto ao procedimento de como realizar a manobra de heimlich caso sua filha venha sofrer novamente, pois o primeiro socorro é fundamental e essencial para salvar uma vida, até chegar ao pronto atendimento

Os soldados Diego e a SD. Dhynes foram os iluminados por DEUS para fazer este socorro. São os heróis da semana. Parabéns a toda equipe da Policia Militar de Uraí.

Redação: Jorn. Izaías Rodrigues

Cidade registra primeira portadora do Coronavírus.


Moradores da pacata cidade de Uraí localizada na região metropolitana de Londrina, com uma população de aproximadamente 12.000 habitantes teve a triste noticia de que uma moradora esta com o vírus da Covid-19. A noticia da confirmação da suspeita de contaminação foi repassada em uma Nota Oficial. No inicio da noite o prefeito municipal comunicou em rede social a lamentável noticia. Uraí registra a primeira infectada por Covid-19. O chefe do executivo também fez menção á morte de um uraiense ocorrida em Brasilia; um senhor que fora passear na capital do Brasil e lamentavelmente foi contaminado por Covid e não resistiu e foi a óbito. A paciente foi internada e recebe todo atendimento e passa bem. 


Para melhor segurança. Usem máscara de proteção. 
JUNTOS VAMOS VENCER ESTE VÍRUS.