NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Eleições Paraná: Três municípios do Paraná terão eleições em dezembro.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) marcou para o dia 9 de dezembro de 2018 a realização de eleições suplementares para prefeito em três municípios do Paraná: Congoinhas (norte pioneiro), Rancho Alegre (região metropolitana de Londrina) e Japira (norte pioneiro). 

Em Congoinhas o prefeito eleito em 2016, Luciano Merhy (PTB), teve o registro de candidatura cassado pela justiça eleitoral. 

Em Rancho Alegre a chapa da prefeita, Darlene do Prado Moreira (PMDB), conhecida como "Dona Marlene", e do vice dela, Valter Aleixo da Silva também foi cassada por infrações na campanha. 

Já em Japira, o motivo da nova eleição é outro: a dupla vacância. Isso porque o prefeito Walmir Wellington da Silva (DEM) morreu no ano passado em acidente de carro e o vice, que administrava o município, José Geraldo Santos (DEM), o Geraldão, foi cassado pela Câmara Municipal por infração político-administrativa. 

 VEJA MAIS: 

No mês de outubro além do presidente da República, 19 municípios de nove estados do país votaram para eleger os respectivos prefeitos em mandatos tampões até 2020 neste domingo (28). Nessas cidades, as chamadas eleições suplementares serão realizadas porque os eleitos em 2016 cometeram irregularidades durante o processo eleitoral ou, no caso dos que já ocupavam o cargo, tiveram os mandatos cassados - por rejeição de contas, por exemplo. O estado com mais municípios com eleição para prefeitos, segundo os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é Goiás (5), seguido de São Paulo (4), Rio de Janeiro (3), Amazonas (2) e Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará e Mato Grosso (1 cada).

Fonte:folhadelondrina