NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

sábado, 11 de abril de 2015

Operação de rotina apreende carga de cigarro contrabandeados

Bitrem com 40 mil pacotes de cigarros contrabandeados na BR 369 foi apreendido


Agentes federais rodoviários do posto de Cornélio Procópio, na tarde de quinta-feira, 09, em abordagem de rotina na BR-369, pararam um caminhão bitrem no qual o motorista afirmava que a carga que estava sendo transportada era de gérmen de trigo. Após vistoria dos agentes, os mesmos encontraram uma grande quantidade de pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai.
Segundo informações do motorista, ele estaria vindo da cidade de Foz do Iguaçu e seguia em direção a Sorocaba (SP), onde deixaria a carga, sendo um total de 480 mil maços de cigarro. Os agentes, afirmaram que o condutor já havia sido preso em decorrência do mesmo crime, quando fazia a tentativa de transportar outra carga de cigarros. 
A carga e o caminhão foram apreendidos e levados para o depósito da Receita Federal em Londrina, onde os cigarros deverão ser incinerados. O motorista foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, também em Londrina, onde foi autuado por contrabando.
Fonte: P.C. Notícias
Câmara aprova reajuste dos servidores público municipal de Cornélio Procópio

Foi aprovada pela Câmara de Vereadores, na íntegra, a negociação coletiva de trabalho do funcionalismo público municipal, firmada entre a Prefeitura e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cornélio Procópio - SISPUMC. 

Dentre os principais pontos propostos pelo acordo coletivo está o reajuste salarial de 6,74%, a ser dividido em três parcelas de 2,2% nos vencimentos vigentes dos meses de março, julho e novembro. Além disso, houve o aumento de R$ 30,00 no auxílio alimentação, passando este para o valor de R$ 380,00. 

Porém, a Câmara estabeleceu uma emenda aditiva ao projeto de lei, obrigando o Executivo Municipal a revisão do percentual de reajuste salarial dos servidores no prazo de até 31 de julho de 2015, com o objetivo de readequá-los, no mínimo, à recomposição inflacionária real acumulada no período de 1º de março de 2014 a 28 de fevereiro de 2015. 

“O servidor público está sendo mais uma vez prejudicado. O que esta Casa quer é tentar protegê-lo”, declara a presidente da Câmara, Angélica Olchaneski. Ela defende que o aumento ideal seria de, no mínimo, 7,7%, tomando como base o IPCA/IBGE e o INPC/IBGE, que são índices de inflação mais utilizados para atribuir reajuste salarial. “Quando o município atinge o limite prudencial, devem-se tomar medidas para evitar o que houve, e não foi o que aconteceu. Em janeiro, por exemplo, houve a contratação de novos cargos comissionados pela Prefeitura”, justifica ela. 

Segundo Rafael Cabral Brocher, advogado da Câmara Municipal, a medida proposta pela instituição foi necessária devido ao fato de que, ao fim dos 12 meses, o reajuste real será ainda menor. Isto porque os índices de aumento de 2,2% serão aplicados em parcelas intercaladas, totalizando, de acordo com ele, o valor verdadeiro de 4,08%, e não 6,74%, conforme negociado a princípio. 

Já a presidente do SISPUMC, Edna Sordo, lamenta que o limite prudencial não tenha permitido que o reajuste fosse maior. “A nossa luta é pelo bem-estar de todos. Uma greve hoje não nos traria ganho nenhum”, considera. Ela também aproveitou a ocasião para buscar o apoio da Câmara para a implantação do plano de cargos e carreiras do servidor municipal.
Assessoria CMCP/CN