NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

segunda-feira, 11 de março de 2019

Idosos são resgatados: Irmãos de 84 e 86 anos são resgatados entre vermes e entulhos no MT

Dois idosos foram resgatados em um vilarejo do município de Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá, após serem encontrados vivendo sob condições desumanas. André Rodrigues da Silva, 84, e Abílio Rodrigues da Silva, 86, viviam há 20 anos isolados no local, apenas na presença de parasitas e entulhos.
Os irmãos foram encontrados por profissionais do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), durante o programa “Ribeirinho Cidadão”. Os únicos alimentos encontrados foram arroz, feijão e açúcar e estavam com medicamentos vencidos.
A coordenadora do projeto, Carla Ito, recebeu uma denúncia e foi até o local.
Quando chegou à “residência” dos idosos, se assustou com a situação: colchões cheios de vermes, mau cheiro pela casa, falta de comida, medicamentos vencidos e os dois irmãos há meses sem tomar banho.
Abraçados pelo programa social, Abílio e André – que sofrem de catarata e hipertensão – passaram por avaliação médica e tiveram seus documentos checados, assim como alguns direitos, como os benefícios da aposentadoria que, de acordo com informações preliminares, estavam sendo sacados por familiares sem o devido repasse aos idosos.
André, que não consegue ficar ereto por conta de complicações graves na coluna, e Abílio, que tem problemas auditivos, também receberam os devidos medicamentos.
A equipe do Creas retornou à casa dos idosos no dia 27 de fevereiro para elaborar um relatório psicossocial, a fim de subsidiar os próximos trâmites legais a serem realizados pelo Ministério Público Estadual.
O TJ-MT (Tribunal de Justiça de Mato Grosso), que integra o projeto “Ribeirinho Cidadão”, também foi acionado para acompanhar a situação dos idosos. 


As informações são do portal G1.