NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Atenção Comerciantes da região de Cornélio Procópio

Notas falsas estão circulando pelo comércio de Cornélio Procópio


CREAS Realiza Palestra na Escola Estadual Paulo Mozart de Machado

CREAS Realiza Palestra de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes 
A Secretaria de Assistência Social, através da equipe do CREAS, realizou na terça-feira (16/05), na Escola Estadual Paulo Mozart de Machado, importante palestra sobre o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a Psicóloga Suely Aparecida Garcia Fernandes.  As palestras foram oferecidas aos alunos do 8º e 9º Anos Matutino e 6º Anos Vespertino.
Suley explicou sobre o histórico da data, a diferença entre Abuso e Exploração Sexual e o significado da data:
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.  

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. 
Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.
 A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Fonte:sitedomunicipio