NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

terça-feira, 31 de maio de 2022

Em Uraí: Dia 25 de maio de 2022. Dia do Desafio.

A 28ª edição da maior campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos foi realizada no dia 25 de maio de 2022. Em Uraí região metropolitana de Londrina milhares de pessoas participaram de atividades esportivas. Alunos da rede pública e privada de ensino do Município, participaram do Dia do Desafio, ação promovida pela administração Municipal, por meio da secretaria de Esportes, em parceria com o SESC.
Celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, o principal objetivo desta data é motivar, na população, a prática de atividades físicas, pela saúde física e mental.
Neste dia as cidades do Brasil e de mais outros países do continente americano se reúnem para disputar, amistosamente, competições e praticar atividades que estimulam o corpo.

"A prática de atividades físicas regulares é o caminho para um estilo de vida mais saudável, incluindo a prevenção e o combate de diversas doenças relacionadas ao sedentarismo". Izaías Rodrigues - Jornalista.















18 de Maio: A Prefeitura Municipal de Uraí realiza Ações de Conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Prefeito Ângelo Tarantini, WilliansXavier, Sargento Consolin
e representantes da sociedade.  
A Prefeitura Municipal de Uraí, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com as unidades do CREAS, Conselho Tutelar e Polícia Militar, promoveram no dia 18 de Maio, o movimento de Conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Um importante e delicado tema ganha destaque na quarta-feira, 18 de maio. Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.

Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. 

O  Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.

“Infelizmente os dados estatísticos sobre a violência sexual infantil ainda assustam no Brasil. A cada oito minutos, uma criança é vítima. A todo momento escândalos de abuso sexual infantil no esporte, no cinema, na TV, nos mostram o quanto a infância é vulnerável e necessita de proteção.  A luta continua: mobilizar a sociedade, desmistificar conceitos e tabus e educar sobre o tema estão entre os objetivos mais importantes, que são, de certa forma, perpetradores da violência”, explica Jeniffer Tavares, fundadora do Instituto Desenhando Sorrisos.