NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quarta-feira, 31 de julho de 2013

SERTANEJA REALIZA CONFERENCIA DO MEIO AMBIENTE

SERTANEJA REALIZA CONFERENCIA DO MEIO AMBIENTE
Vereador Willians Iwai, vereador Sinval, prefeito Edson, prefeita Cléia, vereador
Pardin prefeita Magda e Samuel do Prado vice- prefeito de Sertaneja  
Foi realizada no ultimo dia 15, no centro cultural Gerson Gerdulli a IV Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, em Sertaneja uma ação em conjunto com as cidades de Leópolis, Rancho Alegre e Uraí. Destacamos a presença da excelentíssima prefeita Magda Bruniere Rett (Sertaneja) e seu vice Samuel do Prado, Prefeito Edson Domiciano Correa  (Rancho Alegre), Prefeita Cléa M. B. de OLiveira (Leópolis), o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Fukuda no momento representado o prefeito Almir Fernandes de Uraí acompanhado do Vereador Willians Iwai, Guilherme Trevisan e Márcia Panfieti de Uraí, autoridades e membros da sociedade civil, representativas das quatro cidades.

A Prefeita Magda e Ricardo Almeida, anfitriões da noite, deram as boas-vindas e agradeceram a presença de todos. Ricardo Ferreira Pedroso de Almeida, atual Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Leópolis , Zootecnista – UEM, Licenciado em Biologia – UTFPR, Instrutor do SENAR desde 2004, foi o palestrante da noite e apresentou dados da atual situação do meio ambiente do planeta e o que pode fazer para reduzirmos a quantidade de lixo e o consumismo desenfreado das comunidades, exemplificou destacando a Floresta Amazônica está distante, se acabar não altera meu cotidiano, mas ela é responsável pelas quantidades de chuvas no país inteiro, inclusive nossa região, portanto o compromisso de cada cidadão com “seu lixo” é urgente e necessário. Ricardo destacou ainda que : “ A conquista da cidadania abrangem 4 atitudes: a compreensão do problema, a responsabilidade de cada um, a competência para gerir seus resíduos sólidos e a sensibilização de cada um de nós, como pessoas comprometidas com o lugar que vivemos”. Não poderia deixar de registrar o sucesso do “Momento Stand up”, proporcionado pelo Dr. Paulo ( Jurídico da Prefeitura), uma visão divertida do nosso cotidiano. Finalmente, foram formados os grupos para a discussão dos 4 eixos, que integram a 4ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente – “ Política Nacional de Resíduos sólidos”, apresentados, votados e eleitos democraticamente, pelas quatro cidades. Segundo o Secretário Alexandre Fukuda, facilitador de um dos grupos, a Conferência nos municípios é pré-requisito obrigatório para a participação da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que será realizada de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília. 

OBRAS DE SANEAMENTO EM SEÇÃO SÃO PAULO

OBRAS DE SANEAMENTO EM SEÇÃO SÃO PAULO - URAÍ-PR
No dia 03 de julho, moradores da Seção São Paulo procuraram o Prefeito municipal de Uraí, Almir Fernandes de Oliveira, reivindicando melhorias no saneamento daquela localidade. O chefe do executivo recebeu em seu gabinete representantes da Seção São Paulo; bem como jornalistas de emissoras de TV da região.  Pauta da reunião foi a reivindicação de uma solução para o problema de saneamento, segundo o Prefeito, uma reivindicação justa e democrática.
A prefeitura municipal empenhou esforços para solucionar o problema; a Secretaria de Serviços e Transporte tratou a obra como prioridade neste semestre. O Secretário Marcos Bergamini iniciou as obras, e no dia (26/07/13), antes do prazo de 30 dias, vem prestar contas a comunidade do andamento do Projeto, já em fase de finalização.
Segundo o Secretário Marcos, a prefeitura continuará buscando a solução definitiva do problema, juntamente com a comissão de moradores da Seção São Paulo.

Este é mais uma boa ação da administração municipal junto com a comunidade de Uraí.