NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

domingo, 13 de março de 2022

Prefeituras de várias cidades estão aderindo ao novo piso salarial para professores no Paraná

 

 

Na última terça-feira (8), foi a vez da Prefeita Alcione Lemos da cidade de Jaguariaíva (217 km de Cornélio Procópio) cidade com aproximadamente 35 mil habitantes. 

Em nota oficial a prefeita de Jaguariaíva escreveu o seguinte recado – 

Sempre buscando a valorização dos profissionais e a excelência na educação, assinei nesta tarde, a concessão de aumento do Piso Nacional para a carreira do Magistério. Após aprovação pela Câmara de Vereadores, o inicial do Magistério passará a ser de R$ 3.845,63 para os professores com 40 horas semanais, e de R$ 1.922,82 para 20 horas. Outra boa noticia é o Rateio do Fundeb. Com balanços e cálculos fechados pela secretaria de Finanças, o próximo passo é a elaboração de projeto de lei e encaminhamento para apreciação do Legislativo e previsão de pagamento para o mês de abril!” 

Além de Jaguariaíva, Telêmaco Borba, Sertaneja, Tamarana, Abatiá e vários outros municípios, já acenaram positivamente no sentido do cumprimento da portaria que garante mais de 33% de reposição salarial aos professores do Magistério. 

Em Cornélio Procópio, o assunto começou a ser discutido, após o requerimento aprovado por unanimidade dos vereadores Odair Matias e Fernando Pepes, solicitando ao prefeito de Cornélio Procópio que faça a análise do impacto financeiro e cumpra a lei federal concedendo o aumento no salário dos professores. 

Último posicionamento oficial e público do prefeito Amin Hannouche sobre o assunto é que, o município não teria condições para conceder tal benefício pois a medida poderá impactar negativamente a economia da prefeitura.

A posição do prefeito foi totalmente refutada pelos professores e APP Sindicato. Estes argumentam que, como vêm acontecendo nas demais cidades que estão cumprindo a lei, a adequação ao orçamento do novo piso é perfeitamente possível devido aos reajustes anuais percebidos no FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, que é um conjunto de fundos contábeis formados por recursos dos três níveis da administração pública do Brasil, estes têm o objetivo de promover o financiamento da educação básica pública.  

Conteúdo Odair Matias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário