NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Novembro Azul: Momento importante para falar sobre a saúde masculina

Chegou novembro! E chegou também o momento de conscientizar a população sobre a importância da saúde masculina. A gente sabe que muitas vezes os homens têm resistência a procurar ajuda médica e isso pode dificultar o diagnóstico de doenças graves. É por isso que o Novembro Azul é tão importante. 

Os meses têm cores para abordar temas diferentes: setembro amarelo pra falar da saúde mental e prevenção ao suicídio, outubro rosa pra falar do câncer de mama e novembro azul pra chamar a atenção para a saúde masculina, entre outros meses e cores. Mas o importante mesmo é ter em mente que a nossa saúde deve ser cuidada o ano todo, não apenas em um mês. 

E hoje, falando especialmente dos homens, o Novembro Azul vem para alertar sobre o perigo do câncer de próstata, que hoje é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens em todo o mundo, só perdendo para o câncer de pele. E o câncer de próstata pode ser fatal, se ignorado; mas, se for descoberto no início, tem total chance de cura.

Os homens realmente são mais negligentes com a saúde, em comparação com as. Mas uma mudança já está acontecendo e hoje a gente já nota os homens mais preocupados em manter uma alimentação saudável, mais dispostos a praticar uma atividade física, e até a maneirar no consumo de álcool, cigarro e nessas coisas que a gente sabe que fazem um mal danado.

Como descobrir se há risco?

São vários os fatores que levam ao risco de desenvolver câncer de próstata, como a idade, histórico familiar, má alimentação acompanhada de sedentarismo e obesidade. Mas é importante também estar atento a sinais que o corpo dá. A dificuldade para urinar, urinar mais vezes durante a noite, sentir dor ao urinar ou presença de sangue na urina não são fatos normais e precisam de encaminhamento médico. Também é importante lembrar que os homens que têm mais de 50 anos de idade devem fazer exames físicos e laboratoriais para obter um diagnóstico, já que por vezes a doença não apresenta sintomas.

O que é possível fazer por essa causa?

Já partindo para o encerramento, quero fazer dois pedidos pra você que chegou até aqui:

O primeiro é que você fale sobre isso em casa, com o marido, na roda de amigos, com os homens com quem convive, ou fale pelas redes sociais, o importante é compartilhar informações sobre o Novembro Azul. 

E o segundo é que você apoie uma ONG que trabalha com esse tema. A ONG CAPO –  Centro de apoio a pacientes oncológicos Bezerra de Menezes) faz um importante de assistência às pessoas com câncer e seus familiares. Eles precisam de voluntários e de materiais de higiene e limpeza, principalmente sacos de lixo e rolos de lençol descartável. Caso você queira se voluntariar agora, basta clicar aqui. CAPO: www.capobr.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário