NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Empresas de tratamento de lixo têm filhos de deputados paranaenses como sócios

 Os parlamentares aprovaram lei que libera o
 Paraná a receber resíduos de outros estados.

Deputados autorizaram o Paraná a receber lixo de outros estados. Entre as empresas que trabalham com o tratamento de lixo, está uma que tem entre sócios os filhos do presidente da Assembleia, Ademar Traiano e do deputado Plauto Miró.

O martelo foi batido no começo da semana, quando a própria base aliada do governo derrubou o veto do governador Ratinho Junior. A lei - de autoria do deputado Tião Medeiros (PP) cria novas regras para aterros sanitários e tratamento de resíduos.

O governador tinha rejeitado um trecho da lei que permite que o estado receba lixo de outros estados.

Por 29 a 13, os deputados derrubaram os vetos. Entre os que aprovaram o recebimento de lixo de outros estados, está o ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável de Ratinho Junior, Márcio Nunes (PSD).

Como ocupa o cargo de presidente da assembleia, Traiano não votou. Mas do centro da mesa executiva, fez algo incomum: pediu para que os deputados votassem "não" e derrubassem o veto do governador. "Esta presidência também faz um apelo pelo voto 'não", afirmou durante a sessão.

A maioria dos votos pela derrubada veio da base de apoio do governo. Doze deputados não votaram.

O filho do deputado, Ademar Luiz Traiano Junior, é o representante legal da empresa MTX Ambiental Ltda. A companhia tem como sócia a Pegassus Administrações e Participações Ltda, empresa no nome de três filhos do parlamentar: além de Ademar Junior, Gabriela e Vinicius.

Na sociedade com a MTX também está a empresa Surubim Participações Ltda, dos filhos de outro deputado: Plauto Miró (União). O parlamentar também integra a base governista e votou pela derrubada do veto.

Plauto Miró Neto é o administrador da empresa Surubim, Conrado Miró Guimarães outro sócio, e a filha menor de idade tem o pai como representante legal.

No site da empresa MTX, dos filhos de Plauto e Traiano, o resumo das atividades: solução em gerenciamento, destinação e tratamento de resíduos e efluentes. Ou seja, lixo doméstico e o produzido por indústrias.

Uma pesquisa feita no Portal da Transparência das prefeituras mostra que, desde 2014, a MTX já teve 39 contratos com 14 municípios, somando mais de R$ 9 milhões.

Com informações do G1 Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário