NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

DENGUE: Casos confirmados de Dengue no Paraná

Confirmado: Dengue no Paraná sobem 28% em uma semana
Segundo a Secretaria de Saúde, são 751 novas confirmações da doença. Número de mortes e cidades com epidemia se mantiveram estáveis.
O número de casos de dengue no Paraná subiu 28% em uma semana – são 751 novas confirmações. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) na atualização do boletim emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Ao todo, são 3.444 casos confirmados no estado no período investigado – desde agosto de 2015.

Apesar do aumento no número de casos de dengue confirmados, as cidades em situação de epidemia da doença permanecem em 11. Nenhuma nova morte por dengue foi confirmada no período, de acordo com a Sesa. Até o momento, cinco mortes pela doença foram registradas.

A cidade com o maior aumento de casos autóctones, ou seja, contraídos no próprio município, na última semana foi Foz do Iguaçu, no oeste do estado. De 385 casos, a cidade passou para 562, o que levou à classificação de situação de emergência. Segundo a Sesa, serão inaugurados 30 novos leitos exclusivos para atendimento de pacientes com dengue anda nesta semana.

Números totais

Desde agosto de 2015, o Paraná teve 26.221 notificações de casos de dengue. Deste total, foram confirmados os 3.444 casos, sendo que 3.102 são autóctones, e 342 importados, isto é, adquiridos em outros municípios. Das 399 cidades do estado, 168 tiveram casos confirmados de dengue.

Epidemia

Os municípios que permanecem em epidemia de dengue são Rancho Alegre, Santo Antônio do Paraíso,Mamborê, Cambará, Munhoz de Mello, Itambaracá e Guaraci e Assaí, no norte; Nova Aliança do Ivaí e Santa Isabel do Ivaí, no noroeste; e Paranaguá, no litoral.
Para que seja considerada epidemia, é preciso a confirmação de mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. O estado de alerta é decretado a partir do momento em que os registros ficam acima de 100 casos a cada 100 mil habitantes.

Carnaval adiado

Por causa da dengue, Paranaguá adiou as festividades de carnaval para julho. Antonina, outro município do litoral, também havia adiado o carnaval, porém, o prefeito voltou atrás na decisão e manteve a festa na cidade.

Zika e Chikungunya

O boletim da Sesa também informa a situação das contaminações por Zika Vírus e Chikungunya no estado. As doenças também são transmitidas pelo Aedes Aegypti, assim como a dengue.

Dez casos de Chikungunya foram confirmados pela secretaria. Destes total, nove são importados, e um é autóctone – contraído na cidade de Madaguari, no norte do estado. Já os dois casos de Zika Vírus confirmados, em Curitiba e Alto Piquiri, foram considerados importados.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário