NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Pedágio de Jataizinho sobe para R$ 18,60

Arapongas tem o pedágio mais barato do Paraná ao lado de Mandaguari
Os valores cobrados pelas 24 praças de pedágio do Paraná vão ficar mais caros a partir da próxima terça-feira (1º de dezembro). A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Estado (Agepar) autorizou o reajuste nesta sexta (27) com a alegação de que o aumento está previsto nos contratos firmados com as concessionárias e, por isso, precisa ser cumprido. A chamada correção anual contratual - definição adotada pelo poder público - vai variar entre 6,69% e 7,05%. O índice, conforme a Agepar, ficará abaixo da inflação do período, medida em 9,93% pelo IPCA. 
O pedido de reajuste foi pedido pelas seis concessionárias de pedágio existentes no estado, que alegaram precisar custear a variação dos preços de diversos produtos e serviços, analisado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e autorizado pela Agepar. 
A agência reguladora também autorizou a aplicação da revisão tarifária, também chamada de degrau tarifário, para cobrir os custos de obras não previstas em contrato, como viadutos e duplicações, ou obras cujo cronograma foi antecipado. Com isso, o reajuste anual médio nas tarifas ficará em 10,28%. 
O índice deste ano é bem maior se comparado ao do ano passado, quando as tarifas foram reajustadas em 4,88%. Os valores reajustados deverão ser publicados no Diário Oficial do Estado da próxima segunda-feira (30). 

A tarifa de pedágio da praça de Jataizinho, na BR-369, por exemplo, vai subir de R$ 16,10 para R$ 18,60 e continuará sendo a mais cara do Paraná. Já em Arapongas, o valor, atualmente em R$ 6,80, será reajustado para R$ 7,50. Apesar do aumento, a referida tarifa é ainda a mais barata praticada pelas concessionárias de pedágio no estado. 
Ou seja, a região de Londrina tem as tarifas mais caras e baratas do Paraná. 
Haverá, ainda, significativo aumento no preço da tarifa cobrada pela praça de pedágio de Jacarezinho, no Norte Pioneiro. Nesse caso, o valor vai subir de R$ 14,80 para R$ 17,10. Em Sertaneja, por sua vez, na praça instalada na PR-326, a tarifa subirá de R$ 13,80 para R$ 16. 
Região de Londrina tem as tarifas de pedágio mais caras e baratas do Paraná
A Econorte e a Viapar, concessionárias que cuidam das praças de pedágio instaladas na região de Londrina, obtiveram autorização do governo para reajustar em 7,05% as tarifas até então praticadas. A elevação, também autorizada para as outras quatro concessionárias do estado, passa a valer na próxima terça-feira (1º de dezembro). Com o aumento, a região de Londrina continuará a ter os valores mais caros e baratos do estado. 

As tarifas discrepantes são encontradas em praças instaladas na BR-369. Enquanto que o pedágio de Jataizinho, administrado pela Econorte, passará a custar "expressivos" R$ 18,60, o de Arapongas, comandado pela Viapar, vai se manter mais em conta, em R$ 7,50. Vale lembrar que as referidas tarifas serão cobradas de motoristas de carros, e podem variar, para cima e para baixo, conforme os tipos de veículos. 
Um motociclista, por exemplo, vai passar a pagar "apenas" 3,80 no pedágio de Arapongas. Já um motorista de caminhão com reboque vai precisar desembolsar R$ 90,60 na praça de Jataizinho a partir da próxima terça. 

Confira, abaixo, a tabela com os valores reajustados pela Econorte e pela Viapar: 

 

Reprodução
Reprodução


Aditivo 

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Estado (Agepar) também oficializou um aditivo já homologado com a Econorte, nos percentuais de 4,108% e 4,1115, "referentes ao Fluxo de Caixa Principal e Marginal" da BR-369. A concessionária pediu o aditivo no contrato para custear obras em trecho da rodovia, de 30 quilômetros, localizado entre Jataizinho e Cornélio Procópio. Conforme a concessionária, estão sendo implantadas diversas "terceiras faixas" nos dois sentidos da pista.
Fonte: Bonde

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Jataizinho: Forte chuva causa estragos em Jataizinho

A população de Jataizinho vive momentos de grande apreensão com o aumentos das água nos rios que corta a cidade. Com a chuva forte desde o inicio da semana, o nível do Rio Tibagi aumentou 3 metros acima do normal e transbordou.  A água invadiu bairros da cidade que ficam às margens do rio. A rua ficou submersa e as casas foram alagadas. 
Fonte Rictv repórter:Vinicius Buganza

Tiro acidental mata menina de 2 anos de idade

Imagem ilustrativa
Um tiro acidental matou uma menina de apenas dois anos de idade, na segunda-feira (23), na região de Maringá. O autor do disparo foi o tio da menina. Ele descarregou a arma e estava brincando com ela, achando que não havia munição. O homem apontou a arma pra criança e apertou o gatilho, acertando-a no olho. A criança foi encaminhada a uma unidade de saúde, mas não resistiu ao ferimento e morreu no local. O tio está foragido.
Fonte: rictv.

Máquina de lavar roupas é atingida por raio e assusta família em Goioerê

Uma máquina de lavar roupas foi atingida por um raio, em uma residência da cidade de Goioerê. No período da noite, uma dona de casa colocou as roupinhas da filha para lavar. Momentos depois, começou a chover forte na cidade. A mulher escutou um forte estrondo dentro de casa e, quando foi verificar o que tinha acontecido, encontrou a máquina totalmente destruída, assim como as roupas da criança.

Fonte: com informações do repórter Fábio Guillen (RICTV Record

terça-feira, 24 de novembro de 2015

SAÚDE DE ASSAÍ RECEBE UMA NOVA AMBULANCIA


Na manhã de segunda-feira, 23 de novembro o prefeito municipal Luiz Mestiço, acompanhado dos vereadores Amarildo, Cleiton, Henrique e Gavião realizaram a entrega de uma nova ambulância para a secretaria de Saúde.

O recurso financeiro para aquisição do veículo é da Secretaria do Estado de Saúde - SESA, por empenho do deputado Estadual Tiago Amaral. O convênio de 240 mil reais prevê a aquisição de mais um veículo Van para transporte de pacientes para outros municípios. Com estas ações o prefeito municipal juntamente com os vereadores realizam projetos que vem de encontro com os anseios da população. Construindo uma cidade mais justa e dinâmica.

Fonte:assaionline
Melhoria no transporte de doentes do município

Justiça determina indisponibilidade de bens de todos vereadores de Jataizinho

A Vara Cível de Ibiporã determinou a indisponibilidade de bens de todos os nove vereadores da Câmara Municipal de Jataizinho.
Segundo investigações da Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Ibiporã, os vereadores receberam dos cofres públicos valores referentes a várias sessões legislativas nas quais não estariam presentes, nem justificaram as faltas. Na sessão realizada na Câmara em 10 de junho de 2013, por exemplo, nenhum dos vereadores compareceu ao ato ou justificou ausência, mas as faltas não foram descontadas de seus subsídios.
O Ministério Público buscou o ressarcimento dos valores recebidos indevidamente, expedindo recomendação administrativa ao presidente do Legislativo, mas esta não foi atendida. Além disso, notificou individualmente cada vereador para que procedesse a devolução espontânea dos valores, medida também sem êxito. Em vista disso, ajuizou a ação na qual pediu a indisponibilidade dos bens, além da condenação dos réus por ato de improbidade administrativa. 
Fonte: Bonde

Dr. Gilberto Martin é o novo Secretário da sáude em Londrina

O ex-deputado estadual Gilberto Martin (PMDB) foi apresentado como novo secretário de Saúde de Londrina em solenidade realizada pela prefeitura na manhã desta terça-feira (6). Ele substitui o médico Mohamad El Kadri, que estava à frente da pasta desde dezembro de 2013. Procurado pela rádio Paiquerê AM nesta manhã, El Kadri afirmou que não sabia da demissão. Já prefeito Alexandre Kireeff negou que ele não sabia da informação. 
Martin tem 57 anos, é natural de Catanduva (SP) e veio para o Paraná em 1966. Ele se formou em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina em 1983, quando iniciou a sua carreira profissional e o envolvimento com a política na região de Londrina. O novo secretário é mestre em Saúde Coletiva e professor do curso de Medicina da PUC-PR. 
Entre 1987 e 1989, Martin foi presidente da Associação Paranaense de Serviços Municipais de Saúde (Apasems) e representou os serviços e secretarias municipais de saúde do Paraná. Em seu currículo constam ainda atividades institucionais como presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), diretor do Departamento de Saúde e Bem-Estar de Cambé, secretário municipal de Cambé e secretário Geral daquele município. Ele também já foi diretor da 17ª Regional de Saúde. 
Entre 1993 e 1996, o novo secretário foi prefeito de Cambé. Foi também diretor de Sistemas de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e superintendente de Gestão de Sistema de Saúde do Paraná. Entre 2007 e 2010, ele foi secretário de Estado da Saúde do Paraná, e entre janeiro de 2013 e abril de 2014, exerceu o mandato de deputado estadual. Martin também é médico concursado do Governo do Estado. 
El Kadri e o novo secretário devem passar toda esta terça-feira discutindo os principais pontos e problemas da Saúde em Londrina. O antigo secretário deixa o cargo de forma oficial só na quarta (6), quando deve voltar a ocupar a função de médico na rede municipal. 
Gilberto Martin é o terceiro secretário de Saúde da administração do prefeito Alexandre Kireeff (PSD). O primeiro, também médico Francisco Eugênio de Souza, deixou a função no final de 2013 após ser denunciado pelo Ministério Público (MP), acusado de improbidade administrativa, por supostas irregularidades registradas durante concurso público da pasta. 
Souza, entretanto, acabou absolvido pela Justiça, junto com outras 15 pessoas, em maio deste ano. 
Continuidade 
Em entrevista coletiva, o novo secretário de Saúde afirmou que vai continuar o projeto de seu antecessor voltado para a reestruturação da rede municipal. "Vamos consolidar a estrutura física do sistema de saúde local e fazer o dimensionamento de funcionários e recursos para atender as principais demandas", destacou. 
Martin também afirmou que pretende trabalhar no aumento do teto do Sistema Único de Saúde (SUS) para Londrina. Estimado em R$ 13 milhões por mês, o montante é insuficiente para dar conta de todos os serviços, e o pleito por mais verba já foi feita por Kireeff ao Ministério da Saúde em diversas oportunidades. "A gente pode interferir agindo nas instâncias gestoras do SUS e motivar o surgimento de um sistema que financie esses recursos de forma diferente", argumentou.
Fonte:Bonde