O prefeito de Santa Cecília do Pavão (PR) e secretário da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Edimar Santos, avaliou como bastante positivo o anúncio do presidente Lula, na manhã desta terça-feira (21), durante abertura da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
"Vocês estão vendo que o queremos é facilitar a vida dos pequenos municípios”, disse Lula. O petista anunciou a renegociação de dívidas previdenciárias dos municípios, em meio à discussão sobre a desoneração da folha salarial das prefeituras, e a criação de novas regras para pagamento de precatórios.
"O governo apresentará novo prazo para financiamento de dívidas previdenciárias dos municípios com renegociação de juros e teto máximo de comprometimento da receita corrente líquida. O governo apresentará novas regras para pagamentos de precatórios, a fim de facilitar a liquidação dos mesmos, e aliviar as contas públicas dos municípios por meio de um teto máximo de comprometimento da receita corrente líquida do órgão”, disse o presidente
Lula anunciou também que o governo vai implementar o Minha Casa, Minha Vida para municípios de até 50 mil habitantes. Ele também comentou sobre um decreto assinado minutos antes para simplificar a gestão de convênios feitos pelos municípios no valor de R$ 1,5 milhão.
Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e ministros de diferentes Pastas compareceram ao evento, acompanhado de perto por milhares de prefeitos, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores, entre outros.
Fonte: Edmar Santos